O lançamento da 10ª edição do projeto Preservar é Amar, desenvolvido pela empresa Lunelli em parceria com a secretaria de Educação de Corupá e neste ano com a participação da secretaria de Educação de Schroeder, aconteceu no dia 25 de maio (quarta-feira), no auditório da empresa Lunelli Beneficiamentos Têxteis de Corupá.
O evento contou com a participação do prefeito Luiz Carlos Tamanini, do presidente da Câmara de Vereadores João Carlos Gottardi, representantes da Aciac, da secretaria de Educação de Corupá, Schroeder e Jaraguá do Sul, Gered, diretores, professores, alunos e colaboradores da empresa.
Adenilda Sievers, Gestora de Pessoas da empresa Lunelli apresentou o trabalho que será desenvolvido neste ano e convidou os alunos para participarem desta edição. Para Adenilda a educação é o caminho para revertermos situações que temos. "Precisamos deixar um mundo melhor para as novas gerações, mas também deixar melhores gerações para este mundo que temos", diz.
A novidade deste ano é a ampliação do projeto para o município de Schroeder e a ênfase no tema "Sustentabilidade", enfocando três aspectos: social, ambiental e econômico.
O objetivo da 10ª edição é incentivar os participantes a reverem sua relação com o ambiente onde vivem, adotando um comportamento sustentável, com responsabilidade, e atuando como agentes de transformação.
O projeto é desenvolvido anualmente com alunos de 8ª série/9º ano de escolas da rede municipal e estadual de ensino. Este ano envolve aproximadamente 500 alunos de cinco escolas do município de Corupá e quatro de Schroeder.
A principal atividade desta edição é desenvolver e implantar três projetos viáveis e aplicáveis no bairro das escolas. Cada turma deve inscrever um projeto que tenha relação com um dos seis temas da sustentabilidade:
-
Lixo
-
Água
-
Respeito aos animais
-
Respeito ao trânsito
-
Respeito ao próximo
-
Saúde alimentar
Os projetos devem ser aplicados no bairro em que está inserida a comunidade escolar. As turmas podem contar com apoio de especialistas na elaboração do projeto.
Os três melhores projetos serão premiados com valor de R$ 2000,00 cada, que deve ser investido na formatura da turma. Os projetos vencedores serão implementados pelos alunos, escola, comunidade com apoio da empresa Lunelli.
Além do desenvolvimento do projeto, os alunos também visitam a empresa no mês de julho para conhecerem o fluxo de produção e as práticas de sustentabilidade.
Cronograma das atividades
31 de maio: Inscrição das escolas interessadas em participar do projeto Preservar é Amar, ano 2010
8 a 24 de junho: Turmas de 8ª série visitam a empresa
Até 15 de julho: Entrega do projeto à empresa
18 a 23 de julho: Análise dos projetos pela banca examinadora e escolha dos finalistas
01 de agosto: Divulgação dos três finalistas na mídia
5 de agosto a 5 de outubro: Execução dos projetos selecionados com apoios dos envolvidos
20 de outubro: Evento com as escolas participantes e apoiadores.
As inscrições das escolas podem ser feitas no site da empresa http://www.lunelli.com.br/ ou no e-mail preservar@lunelli.com.br
Mais informações com Zeno, da empresa Lunelli: 3276-0020