You are currently viewing Prefeitura adquire bomba de sucção para limpeza de viveiros de peixes

Prefeitura adquire bomba de sucção para limpeza de viveiros de peixes

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Prefeitura de Jaraguá do Sul deve adquirir nos próximos dias uma bomba de sucção destinada à limpeza de viveiros de peixes. O equipamento, que custa R$ 7,5 mil e é acionado pela tração de um trator, foi testado na última quarta-feira (25) em um dos viveiros da propriedade de Beno Krueger, no Rio Cerro II, recebendo a aprovação tanto do produtor quanto dos técnicos da prefeitura jaraguaense. "Trata-se de um pedido antigo dos proprietários e vem ao encontro do objetivo do Programa Caminhão Feira do Peixe, que é reduzir o preço do pescado oferecido à comunidade", informa o secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura, André Cleber de Melo.

O engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Jackson Haroldo Schütz, diz que o equipamento proporcionará aumento da produtividade e redução com despesa na manutenção da qualidade da água dos viveiros, e ainda ajudará a diminuir a contaminação do meio ambiente. Ele explica que a finalidade da bomba de sucção é remover o lodo que se forma no fundo dos viveiros devido à deposição dos resíduos dos peixes e da sua alimentação. "Como este material acaba consumindo o oxigênio da água, além de gerar produtos tóxicos aos peixes, como a amônia, o nitrito e o nitrado, resulta em baixa produtividade do viveiro", esclarece, salientando que, no entanto, este lodo é um excelente adubo e pode ser utilizado em plantações da propriedade.

A bomba de sucção se somará aos demais atendimentos oferecidos pela Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura aos produtores jaraguaenses, que deverão pagar uma taxa de serviço público pelo uso do equipamento, sendo que o valor ainda não está definido, segundo o secretário André de Melo. Jackson Schütz informa que mais de 500 propriedades têm criação de peixes em Jaraguá do Sul, mas são apenas 50 produtores em atividade comercial. Ele acrescenta que, atualmente, a produção no município atinge menos de 1,5kg por metro cúbico e a meta é chegar mais de 4kg por metro cúbico.

Fontes: André Cleber de Melo – secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura (47 – 2106-8111) e Jackson Haroldo Schütz – engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura (47 – 2106-8114)

Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013