O dia de hoje (31) é mundialmente conhecido como o Dia Mundial sem Tabaco. Em Guaramirim, a Secretaria de Saúde, programou ações para sensibilizar a comunidade sobre os riscos do tabagismo. Para estimular os fumantes nessa batalha, foi lançado o desafio "Dia Livre de Tabaco" em todas as unidades de saúde, Prefeitura e na própria Secretaria.
Os Agentes Comunitários de Saúde estarão abordando o tema em visitas domiciliares e distribuindo material explicativo. Eles também farão uma pesquisa para conhecer o nível de adição à nicotina desses fumantes.
Além das ações para marcar este dia, a Secretaria deve continuar com o trabalho de conscientização. "Guaramirim aguarda a capacitação de profissionais da saúde junto a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado, prevista para o segundo semestre, para a implantação do Programa de Controle do Tabagismo", explicou a supervisora da estratégia saúde da família, Taise Seefeldt.
Saiba mais
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, um bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes.
No Brasil, o Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer e em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde já atuantes no Programa Nacional de Controle do Tabagismo coordena e executa ações que abrangem as áreas da educação, legislação e economia.
Fonte: Secretário de Saúde, João Deniz Vick – 9201-2130.
Natália Trentini
Assessoria de Imprensa
Governo de Guaramirim
47 9201 1419 / 3373 0247 ramal 205