O Programa "Prefeitura nos Bairros" chegou a 179 atendimentos oferecidos aos moradores da comunidade do Escalvado, durante o mutirão administrativo encerrado dia 27 de junho, segunda-feira, em Barra Velha. A contabilização foi encerrada pela coordenação do projeto, através do secretário Roberto "Bengo" dos Santos e dos diretores Loureci Correa de Freitas e Juarez Silva, da pasta de Assuntos Governamentais.
O maior número de atendimentos no Escalvado, comunidade no extremo norte do Município, foi o do setor de Saúde, com 91 serviços prestados entre exames, aplicações de vacinas e outros. A secretaria do Bem Estar Social prestou 23 atendimentos, mesmo número de cortes de cabelo efetuados. O mutirão aconteceu no salão comunitário da Capela Nossa Senhora da Saúde.
Houve ainda 13 encaminhamentos para elaboração da carteira de identidade, oito atendimentos da Secretaria Municipal de Agricultura e oito da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Como a comunidade do Escalvado é pequena, os números foram bem recebidos pelo prefeito Samir Mattar (PMDB), que destinou um dia para o atendimento, ao contrário de bairros maiores, onde o mutirão dura dois dias. A Secretaria de Obras também atendeu a nove pedidos da comunidade.
Uma novidade dessa etapa do programa foi o questionário elaborado e que foi respondido por 13 moradores do bairro. "Nós criamos um formulário no qual o morador pode apontar três sugestões de necessidades mais imediatas para a sua comunidade, e um espaço para críticas e elogios à atual administração", detalha Loureci Freitas.
A partir deste questionário, a Prefeitura vai desenvolver suas ações nas comunidades. No Escalvado, por exemplo, o maior pedido foi o da pavimentação da rua principal. Houve dois pedidos para melhorias na Escola Municipal Perfeito Aguiar, solicitações de melhoria na iluminação pública e cinco pedidos pela reforma da quadra de esportes.
Querem mais médicos
Os moradores ainda reivindicaram mais horários de atendimento médico, instalação de lombadas e placas de trânsito e estaqueamento da rua que margeia o Rio Itapocu. A comunidade ainda demonstrou preocupação com a segurança na BR-101, cobrando instalação de uma passarela antes da ponte – obra, que, entretanto, é de responsabilidade federal. Um dos moradores elogiou a ação do prefeito Samir no estímulo à vinda de novas empresas.
A cada bairro visitado, novos questionários serão respondidos pelos moradores. A intenção é ter uma ideia dos serviços mais urgentes, segundo comenta o secretário de Negócios Jurídicos, Eurides dos Santos, que na noite de quarta-feira, dia 22, explanou os projetos e realizações da Prefeitura ao lado de Samir. O mutirão administrativo já passou pelo São Cristóvão, Vila Nova, Itajuba, Icaraí, Sertãozinho e agora o Escalvado, totalizando mais de 3.000 atendimentos.
Fonte:
Programa Prefeitura nos Bairros
Loureci Correa de Freitas – fone 8171-7795
Diácono Juarez Silva – fone 9172-7914
Assessoria de Comunicação Social
Juvan Neto – Jornalista SC 01359 JP
Fones (47) 3446-7716 / 9109-4526 / 9921-4527