Samae investiu quase R$ 50 mil em equipamento para vídeo inspeção
O Samae de Jaraguá do Sul recebeu nesta semana equipamento para vídeo inspeção das redes coletoras de esgoto sanitário do município, que hoje somam mais de 300 quilômetros de extensão. Com a vídeo inspeção, os problemas ou irregularidades serão mais facilmente identificados, como ligações clandestinas ou com água de chuva, ausência de caixa de gordura, tubulações rompidas ou entupidas e anormalidades que prejudiquem a coleta e tratamento de esgoto. Através de um carretel, a inspeção pode se estender em até 120 metros da rede coletora de esgoto, permitindo inspecionar grandes trechos em um curto período de tempo. O equipamento começará a ser utilizado ainda no mês de julho, após treinamento da equipe.
Uma grande vantagem da vídeo inspeção é a precisão na localização de entupimentos ou rompimentos. Com o local exato do problema, a equipe técnica do Samae realiza o reparo com maior rapidez, economizando mão de obra e materiais para a recomposição da via pública, além de amenizar transtornos para a população. Segundo o assessor de Projetos e Obras do Samae, engenheiro civil Fábio Benz, a tecnologia também será aplicada na geração de um arquivo digital do estado das redes, através da gravação de vídeos durante as inspeções, usando o software e memória própria do equipamento. "Isso vai auxiliar a atualização do cadastro das redes de esgoto", explica Benz.
As irregularidades verificadas nas inspeções, como o lançamento de água da chuva, ligações clandestinas e ausência de caixa de gordura, geram multas aos infratores. A população deve colaborar respeitando as orientações do Samae e não jogando lixo nas redes de esgoto sanitário, que deve receber somente a água que foi utilizada nas residências. Assim a coleta e tratamento de esgoto sanitário se mantêm em bom funcionando e o meio ambiente é respeitado.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Gestão Ambiental / SAMAE. 1º de julho de 2011.