Erradicação da extrema pobreza no Brasil
A Secretaria do Bem Estar Social da Prefeitura de Barra Velha e o Conselho Municipal de Assistência Social promovem dia 20 de julho, quarta-feira, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social que será realizada a partir das 13:00hs no Auditório da Câmara de Vereadores Municipal.
Segundo orientação do CNAS terá como tema "Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores". Nesta perspectiva serão discutidos em oficinas de trabalho quatro subtemas: Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS; Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; Fortalecimento da participação e do controle social; A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
O objetivo geral das Conferências que serão realizadas em todo território nacional a níveis municipais, estaduais e nacional é Avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.
No município de Barra Velha além dos trabalhos de grupo será realizada uma palestra sobre o tema ministrada pela Assistente Social Juçara F. Berta da Silva presidente da AASJOR e Coordenadora do Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas da Secretaria de Assistência Social do município de Joinville.
As conferências, em si mesmas, devem ser espaços exemplares de participação popular democrática, de modo a qualificar e aproximar suas deliberações cada vez mais das reais necessidades da população. Assim, diferente dos conselhos, cuja existência atende a fóruns de democracia representativa, elas não devem limitar a participação aos rigores da representação institucional. A participação direta de seus sujeitos fundamentais – usuários e trabalhadores permitem um debate e uma construção de novo tipo político com qualidades democráticas, absolutamente fundamentais na caminhada de fortalecimento da política publica de assistência social como um sistema único. Assim, deverão ser empenhados todos os esforços que inovem nas estratégias de incentivo à participação popular, bem como a inerente qualificação desta participação.
( CNAS, p.17, 2011)
As inscrições poderão ser realizadas das 13:00 às 13:30h do dia 20 ou anteriormente pelo telefone 3456-0149.
Maria Angélica Goslar Nizer
Assistente Social
CRESS 4743/12
Assessoria de Comunicação Social
Fones (47) 3446-7716