O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promove o "I Fórum Jaraguaense de Enfrentamento às Drogas – um olhar para a criança e ao adolescente" nesta sexta-feira (12), das 8 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas, no auditório do Centro Empresarial/JS. De acordo com os organizadores, 208 pessoas já estão inscritas e quem não garantiu sua vaga pela internet ainda tem mais uma oportunidade, podendo se inscrever na data e local do evento, das 7h30 às 8 horas.
A presidente do CMDCA, Tânia Griselda Krause, explica que esta iniciativa tem como objetivo contextualizar a realidade do município sobre o uso de substâncias psicoativas pelo público infantojuvenil e promover um debate com base nesta contextualização, buscando propostas de enfrentamento desta situação em Jaraguá do Sul. Para isso, a programação do Fórum envolve, no período da manhã, a palestra "A realidade das drogas na atual conjuntura e os fatores que levam a esta realidade", com a psiquiatra Andrea Cristina Galastri, e apresentação de dados por seis órgãos públicos da cidade: Secretaria Municipal da Saúde/Caps AD, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público/7ª Promotoria da Infância e Juventude e Juizado da Infância.
À tarde, está prevista a exibição do curta-metragem "Iniciais" – produzido pelos adolescente do Programa de Medidas Socioeducativas de Jaraguá do Sul/Creas II – e a realização de quatro oficinas, cada uma delas abordando as drogas em distintos contextos (da educação, da saúde, da família e da sociedade) para propor ações de enfrentamento. O Fórum Jaraguaense de Enfrentamento às Drogas tem o apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Fontes: Tânia Griselda Krause – presidente do CMDCA (47 – 3370-1555) e Maristela Alberton Silva – secretária executiva do CMDCA (47 – 2106-8288)
Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013