Teve início na manhã desta sexta-feira as obras para a instalação de galeria com 186 peças (de 1,5 x 3 metros de diâmetro) entre as rua 25 de julho, Guilherme Wackerhagen e a ponte Expedicionário Carlos Frederico Vasel (Beira Rio). A justificativa é reforçar o sistema de drenagem já existente e com isto resolver os problemas de alagamento no local.
Na primeira etapa do trabalho deve ser aberto um túnel de aproximadamente 20 metros sob a ponte do Beira Rio. No entanto, a complementação da obra deve ocorrer a partir da próxima semana após parecer técnico da Diretoria de Trânsito da Secretaria de Planejamento já que para a segunda fase da obra será necessário a mudança do tráfego de veículos naquele trecho.
Serão investidos na melhoria R$ 427,2 mil. "Nossa previsão inicial é concluir a obra em aproximadamente 10 dias. Mas isto vai depender se durante este trabalho não encontrarmos dificuldades como rochas no terreno trabalhado e que, neste caso, precisariam ser detonadas", explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Odimir Lescowicz
Desde o início da atual gestão municipal, a Secretaria de Obras mapeou 18 pontos críticos de alagamentos localizados nos bairros Tifa Monos, Czerniewicz, Baependi, Ilha da Figueira, Vila Nova, Nereu Ramos, Barra do Rio Molha, Três Rios do Sul e Amizade. Destes locais, oito já tiveram as novas galerias concluídas. A planilha elaborada pela própria Secretaria prevê construção de 800 galerias de águas pluviais que somadas chegam a quase 1 quilomêtro de extensão, num investimento superior a R$ 1,82 milhão.
Fonte: Odimir Lescowicz – Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos – 2106-8625
Emerson Gonçalves
Jornalista (MTB 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199