Eletrixidade é o tema da mostra de arte com computadores, desenvolvida pelo Coletivo Opióptica de Blumenau, que será instalada em Corupá de 15 a 17 de agosto. A mostra será no Salão Paroquial, da Igreja Católica, das 8h às 12h e das 14h às 22h. A abertura será nesta segunda (15), às 19 horas. As escolas devem agendar visitação com Jaqueline pelo telefone 3375-1399. A entrada é gratuita.
O objetivo é absorver o visitante através de filmagens, escaneamentos, fotografias e sensores de movimento, para serem manipulados por softwares de mixagens em tempo real.
O computador potencializa as variações de interpretação através das suas múltiplas obras. São mais de 12 terminais que se interligam para formar uma espécie de cidade virtual/real.
Elementos, sonoros, visuais e sensoriais são incorporados à exposição, instigando o visitante a interagir com o ambiente, tornando-se parte real da instalação.
Os ícones das princiapis obras expostas são:
-
Aquas (gigantes): Toda obra e todas as coisas são dinâmicas,
possuem em si uma vibração. Aquas se propõe a exteriorizar essas vibrações imperceptíveis, ampliando-as.
Interatividade: Para despertar os gigantes você deve emitir um som conforme seu grau de admiração.
-
Auto-Scan Desformers: Interferência em forma de instalação, bureau
multimídia, captando e exibindo em tempo real auto-retratos gerados pelo público.
Interatividade: Movimente-se em frente a webcam, enquanto a linha do Scaner estiver passando na tela do serviço. Em seguida, confira o resultado do seu Auto-Scan Desformers.
-
Chamalotes: uma mostra de arte, um "jardim elétrico", em forma de
VJ-Interativo, onde a mixagem é feita pelo olhar do visitante, a partir do conjunto de múltiplas projeções.
Interatividade: Posicione seu queixo ou a parte mais clara de seu corpo sobre a bolinha vermelha no centro da tela.
-
Desordem: Inspirado em um experimento científico, realizado nos
anos 60 por Stanley Milgram, na universidade de Yale, denominado Experimento da Obediência.
Interatividade: Execute!
-
Parole: Trabalha com a ambigüidade existente entre a fala e a escrita,
excesso de informação e imposição através da comunicação.
Interatividade: A boca acompanha os movimentos. Ande para direita ou para a esquerda, levante ou abaixe no raio da abertura da câmera.
-
Raios Tesla: O computador deve ser explorado em todas as suas
possibilidades, ultrapassando limites de semelhança com o real, por isso criamos novos pincéis, através de softwares inteartivo para que você possa produzir suas próprias obras.
Interatividade: Você pode movimentar e rotacionar com o pincel, escolher cores e efeitos, através do movimento das mãos sobre a máquina de Raios Tesla.
-
Roborantes: Absorve a estrutura plástica do ambiente para compor
uma realidade paralela, imersiva, amplificada apenas pelo movimento do visitante que intervém com o espaço.
-
Mirante: O olho que tudo vê, marca e controla. Dê uma olhada e
observe porque o mirante tem uma visão geral de eletrixidade.
-
Bruxuleantes: Bruxulear é um termo utilizado para identificar uma
luz que oscila, vibra. Este trabalho completa-se com a interação do visitante, que é o sujeito em evidência, expondo seu momento de vibração intensa; o flamejar das ações sucedidas.
-
Simca: Um simples e estilizado player de som pós-digital de
manipulação gestual.