A Secretaria Municipal de Educação de Corupá em parceria com o Caeco (Centro de Atendimento Especial), promovem o VII Seminário de Inclusão, em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece anualmente de 21 a 28 de agosto. O tema deste ano é "A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha a coragem de ser diferente".
O seminário é hoje, dia 25 de agosto (quinta-feira), no auditório da Secretaria de Educação, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. No período da manhã haverá exibição do filme " O Primeiro da Classe", que aborda a inclusão e a Síndrome de Tourette, um assunto sério e desconhecido pela sociedade. Ele narra a vida de Brad Cohen, um professor americano que convive com a Síndrome de Tourette desde os 6 anos e a batalha e preconceito que sofreu por ter a síndrome.
A Síndrome de Tourette ou Síndrome de la Tourette, também referida como SGT ou ST, é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorrem repetidamente da mesma maneira. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas. A maioria das pessoas afetadas são do sexo masculino.
Posteriormente ao vídeo, haverá discussão e socialização dos registros acerca do filme. No período vespertino, exibição do vídeo de Mario Sérgio Cortela sobre a condição humana e o que somos como pessoa perante o planeta. Logo após, formação de grupos para estudos de casos atendidos pelo Caeco e também sobre as diferentes síndromes existentes.
Sinopse do filme
O Primeiro da Classe (Front of The Class), filme dirigido por Peter Werner e protagonizado por James Wolk, que narra a vida de Brad Cohen, um professor americano que convive com a Síndrome de Tourette desde os 6 anos e a batalha e preconceito que sofreu por ter a síndrome.
Desde a infância, Brad foi humilhado na escola por alunos e também por sua professora por ter Tourette; também não teve a aceitação do pai, que dizia, igual a sua professora, que ele podia controlar todos os movimentos involuntários causados pela Tourette. Uma amiga da família até sugeriu que ele fosse exorcisado.
Os médicos nada sabiam sobre a sua doença, até que sua mãe resolveu pesquisar e descobriu que ele sofria de Síndrome de Tourette e passou a ajudá-lo. Já adulto, Brad tentou arrumar emprego em 25 escolas: 24 o recusaram por ter essa doença, apenas uma o aceitou; esta mesma se adaptou a ele: o diretor junto com os professores lhe reservaram uma sala e uma turma de crianças do segundo ano para ele dar aula.
Embora na sua turma estivesse incluído um aluno um pouco problemático chamado Thomas, as coisas iam, a princípio, bem. Mas o pai de uma garotinha que fazia parte de sua turma, resolveu tirar a filha da turma de Brad, por causa do preconceito contra a sua Tourette.
Ele conheceu pela web uma moça chamada Nancy Lazarus, com quem se casou em 2006, que tinha quase todos os mesmos gostos que ele. Depois recebeu a aceitação do pai, que sabendo por ele que não haviam estantes novas na biblioteca da escola, construiu-as e as mandou para a escola. Ele também ganhou o prêmio de Professor do Ano. (Fonte: Site wikipedia)
Mais informações: 3375-3003