You are currently viewing Cerca de 200 inscritos na Conferência de Políticas para as Mulheres

Cerca de 200 inscritos na Conferência de Políticas para as Mulheres

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres reuniu 183 participantes no auditório do Centro Empresarial/JS, nesta terça-feira (30). A solenidade de abertura, realizada por volta das 8 horas, contou com a participação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Fedra Luciana Konell Alcântara da Silva, da prefeita jaraguaense Cecília Konell, da secretária da Assistência Social, Edimara de Souza, do presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Negherbon, e da representante do Juizado Federal, a juíza Rafaela Santos Martins da Rosa, na mesa de autoridades.

De acordo com Fedra da Silva, as mulheres do município têm conseguido grandes conquistas através do Comdim, como a implantação da Delegacia da Mulher, que demorou 15 anos para ser concretizada e hoje funciona com o apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul. "Este foi um grande passo, mas precisamos avançar mais e alcançar o que sempre buscamos nesta sociedade machista, que é a igualdade", acrescentou, lembrando que a administração municipal tem realizado diversas ações para melhorar a vida das mulheres. Neste sentido, ela citou as iniciativas de capacitação, apontando como exemplos o Curso de Diarista – realizado quase que semestralmente com cerca de 30 pessoas por turma, qualificando e valorizando esta mão de obra – e o Programa Clube de Mães, que atende aproximadamente 1,3 mil mulheres, a quem são ministrados cursos de artesanato, possibilitando a muitas delas a viverem desta atividade.

Após a cerimônia de abertura, a conferência prosseguiu com a palestra "As mulheres na construção da prosperidade coletiva", com a educadora, pesquisadora e escritora Dulce Magalhães (PhD em Filosofia, pela Universidade Columbia, USA). Ela explicou que sua abordagem teve como foco aspectos da mudança de visão de mundo e as questões que mais afetam a felicidade das pessoas, como o senso da falta. "É o que a gente vai chamar, na Filosofia, de paradigma da escassez: eu não sou suficientemente boa, eu não tenho todas as competências, eu não tenho todas as condições para realizar os meus propósitos. Isso não é uma verdade e sim um jeito que eu aprendi a me ver, fruto de um processo de formação em que todos nós somos formatados dentro de um certo senso, que precisa ser transformado para que possamos realizar nossos grandes sonhos", resume a palestrante.

Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, a conferência teve como tema central "Autonomia e erradicação da pobreza", base para a discussão e elaboração de políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres. Com este propósito, ainda no período da manhã, foram realizadas duas oficinas: "Análise da realidade brasileira econômica, social, cultural, política e dos desafios para a construção da igualdade de gênero"; e "Avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e definição de prioridades".

À tarde, estavam programadas uma apresentação artística, seguida da plenária final, com leitura e aprovação das propostas e moções, além da eleição das delegadas (delegados) que representarão Jaraguá do Sul na III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, prevista para os dias 21 e 22 de outubro, em Florianópolis. A exibição do filme "Amor?" foi incluída no encerramento da programação da Conferência Municipal.

Fonte: Fedra Luciana Konell Alcantara da Silva – presidente do Comdim (47 – 2106-8011) e Laci Felippi – secretária executiva do Comdim (47 – 9113-3221 e 2106-8287)

 

Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013