Oficina de Manejo do Parque Natural Municipal do Peabiru

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

No sábado dia 27/08/2011,  aconteceu a 3ª e última Oficina do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Peabiru.

Esta Oficina tem como objetivo, preparar e formatar as diretrizes principais que serão aplicadas no manejo e gestão da implantação do  Parque do Peabiru, localizado em Barra Velha, localizado entre a Quinta dos Açorianos, a Vila Nova e perto da Lagoa de Barra Velha.

Esta oficina aconteceu na Câmara municipal com início as 09h00minh e término as 13h00minh com a coordenação da empresa OAP que está à frente dos trabalhos juntamente com a Fundema, sociedade civil organizada como Associações de bairros, órgãos governamentais, imprensa e a sociedade como um todo.

Na abertura dos trabalhos, o diretor da Fundema Orestes Rebello, apresentou aos integrantes da oficina, a prestação de contas referente aos valores recebidos e utilizados pelo e para a criação do parque.

Nesta ocasião, foi informado o valor de R$ 2.214.254,72  que foi recebido pelas medidas de compensação ambiental referentes à instalação da Cebrace Cristais Planos em Barra Velha na data de 31/01/2008.  Diversos gastos se fizeram necessários até então para as desapropriações, delimitação e manutenção do citado parque, restando valores a serem aplicados na instalação e manutenção de equipamentos e outros investimentos que se façam necessários a correta administração deste bem natural.

Em seguida o diretor da Fundação de Cultura José Carlos Fagundes (Cacá) fez uma breve e interessante explanação sobre o antigo cemitério da cidade localizado bem a nordeste do parque, as margens da Lagoa, vindo brevemente a se tornar uma parte integrante da área a ser englobada pelo mesmo. Este cemitério, segundo pesquisas e informações do Cacá, teve sua origem ainda no século XVIII vindo a ser oficialmente desativado no ano de 1929 quando da inauguração do novo Cemitério Municipal localizado do centro da cidade. Apesar disso, têm-se registros do acontecimento de sepultamentos neste cemitério antigo até o ano de 1938.

Continuando os trabalhos, o arquiteto/urbanista Carlos Henrique, passou a relatar o resumo das atividades executadas nas últimas oficinas realizadas em abril e julho, e também foram feitas as indicações para o Comitê Gestor do parque.  Este comitê é composto por integrantes participantes das oficinas anteriores e órgãos públicos numa gestão compartilhada e igualitária. Este Comitê Gestor será o responsável por toda e qualquer ação que será tomada no parque e será soberana nesta administração.

Foi relatado aos participantes que o próximo procedimento será o encaminhamento de todas as propostas e planejamentos a uma audiência pública que acontecerá provavelmente no mês de outubro próximo. Nesta audiência, serão apresentados os integrantes do Comitê bem como todas as ações que se pretendem aplicar no parque.

A ACDI agradece a Fundema pela transparência nas ações relacionadas com a implantação do Parque do Peabiru, bem como a todos os integrantes das oficinas de manejo que estiveram presentes como imprensa, associações, entidades e demais pessoas interessadas neste importante evento de criação do primeiro parque municipal de Barra Velha.

Foi sentida a falta de presença de representantes de diversos órgãos governamentais, do poder legislativo de "ONGs" e diversos outros segmentos da sociedade neste importante acontecimento que é a criação de uma reserva ecológica municipal. Todos serão afetados de forma positiva quando desta implantação.


Texto e fotos Marcos A. Junghans

Assessoria de Comunicação Social

Fones: 34467701 / 9904-8305 tim / 8889-4767claro