O título eleitoral é um documento importante na vida do cidadão para sua atuação política e prática de atos da vida civil.
Para facilitar o acesso e possibilitar a emissão do título eleitoral em Corupá, o prefeito Luiz Carlos Tamanini e o secretário de Educação Joney Cicero Morozini, solicitaram ao cartório de Jaraguá do Sul, o atendimento volante no município. A data fixada está agendada para os dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo), na Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, das 9h às 17 horas. Nestas datas serão oferecidos os seguintes serviços:
· Emissão do título eleitoral: para fazer o primeiro título é preciso ter 16 anos completos, apresentar comprovantes de identidade e de residência (taxa de água, luz ou telefone). Se o jovem já tiver 18 anos, deve apresentar também o certificado de alistamento militar
· Transferência de título: para quem mora no mínimo três meses no local. É necessário apresentar o título anterior.
· Revisão: mudança de nome e de seção
"A solicitação foi feita pela comunidade ao prefeito para que os serviços
pudessem ser feitos em Corupá", destacou Joney Cicero Morozini, secretário de Educação.
Você sabe para que serve o título eleitoral?
O título eleitoral habilita o cidadão a participar da vida política de sua comunidade, além de o voto ser obrigatório para os cidadãos alfabetizados que têm entre 18 e 70 anos.
O título também é exigido como requisito para a prática de determinados atos da vida civil, tais como: comprovação da quitação eleitoral, expedição ou renovação do passaporte, para matrícula em colégios e faculdades, para inscrição em concurso público e para posse no cargo respectivo.
O título de eleitor não possui validade, desde que o eleitor vote regularmente ou justifique sua ausência às urnas. Se o eleitor não votar, nem justificar por três eleições consecutivas, o título será cancelado. Cada turno é considerado uma eleição.