A prefeita ressaltou que o contorno a ser construído nos trechos entre Guaramirim e o bairro Nereu Ramos irá desafogar o trânsito local
Em audiência no Ministério dos Transportes ocorrida no último dia 24, a prefeita Cecíla Konell e lideranças empresariais e políticas do Norte de Santa Catarina voltaram a reivindicar uma ação mais efetiva do Governo Federal em relação a duplicação da rodovia BR 280.. Na ocasião, a Prefeita reiterou ao titular desta pasta, o ministro Paulo Sérgio Passos, da importância disso para o município de Jaraguá do Sul, uma vez que a rodovia corta "literalmente" o centro da cidade.
Diante disto, a prefeita ressaltou que o contorno a ser construído nos trechos entre Guaramirim e o Bairro Nereu Ramos irá desafogar o trânsito local. A licitação será feita em três lotes, o que irá agilizar a conclusão das obras, sendo que o inicio está previsto para 60 dias após a abertura da licitação que será em abril 2012 conforme palavra do Ministro.
Em outra visita, no Ministério da Saúde, foi verificado o andamento da proposta para construção de duas academias da Saúde, nos bairros Amizade e Vieiras. A previsão é que as propostas sejam aprovadas ainda em dezembro e os recursos sejam liberados no inicio de 2012.
No Ministério da Integração, a comitiva jaraguaense recebeu a noticia de que em até 20 dias serão liberados R$ 970 mil para reconstrução de duas pontes, localizadas nos bairros Santo Estevão e Santa Luzia, que foram danificadas nas enxurradas de janeiro deste ano. As obras deverão iniciar no inicio do próximo ano.
Cecília Konell também esteve no Ministério das Relações Institucionais onde buscou informações sobre o processo do programa PróVias que está parado devido a um entendimento jurídico. Como o município já possui um financiamento do PróVias, a liberação do segundo financiamento depende de mudança na portaria do BNDES, visto que Jaraguá do Sul se enquadra pela Situação de Emergência do inicio do ano.
Segundo o assessor do Ministério para o Estado de Santa Catarina, Francisco Veríssimo, nesta semana a Secretaria do Tesouro Nacional deverá se pronunciar a respeito deste assunto. A Prefeitura pretende efetuar a aquisição de caminhões e máquinas com este novo financiamento.
Além da prefeita Cecília konell, a delegação do Poder Executivo Municipal foi composta pela chefe de Gabinete, Fedra Luciana Konell Alcantara da Silva e do Secretário Executivo da Defesa Civil, Antonio da Luz, que também exerce a função de supervisor de Recursos do setor de Projetos da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Fonte: Antonio da Luz – secretário executivo da Defesa Civil e supervisor de Projetos da PMJS – 2106-8174.
Emerson Gonçalves
Jornalista (MTB 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199