You are currently viewing Lançamento de “Um Soldado Desarmado” acontece na segunda (19)

Lançamento de “Um Soldado Desarmado” acontece na segunda (19)

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Autor do livro é homenageado no projeto "Memórias dos Ex-combatentes"

O FEB – Museu da Paz, anexo à Fundação Cultural/JS, é o palco da solenidade de lançamento do livro "Um Soldado Desarmado" a partir das 19 horas de segunda-feira (19), quando o autor da obra, Anselmo Bertoldi, também será homenageado no projeto "Memórias dos Ex-combatentes". O veterano da Força Expedicionária Brasileira conta em 87 páginas muitas das histórias dramáticas que viveu como soldado na Segunda Guerra Mundial, conforme declara já em seu texto de apresentação: "Minha função era a de um padioleiro, recolher os feridos de combate e levá-los aos postos de atendimento médico. Muitas cenas tristes testemunhei."

De acordo com a responsável pela Ação Educativa "FEB – Museu da Paz", Andréia Lopes, a publicação do livro foi viabilizada com recursos da Fundação Cultural em uma edição com 500 exemplares impressos. Além de ser disponibilizada para leitura em bibliotecas escolares, Arquivo Histórico e Biblioteca Pública Rui Barbosa, a obra também estará à venda no FEB – Museu da Paz, ao custo de R$ 10.

Atualmente com com 92 anos e atuando como presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB – ANVFEB – Sessão Regional de Jaraguá do Sul, Anselmo Bertoldi também é o homenageado com uma exposição sobre sua vida, que será aberta na mesma noite do lançamento de seu livro, integrando o projeto do Museu da Paz intitulado "Memórias dos Ex-combatentes". Andréia Lopes explica que esta iniciativa tem como objetivo conhecer e valorizar a participação dos expedicionários jaraguaenses na Segunda Guerra Mundial. Para isso, as mostras reúnem fotos, objetos pessoais e um pouco da história de cada homenageado, desde a origem, passando pela participação como combatente, até seus momentos de lazer.

"Como instituição cultural e espaço de memória, o museu busca, através de ações como esta, relembrar a participação dos soldados brasileiros neste que foi o maior conflito em que o Brasil esteve envolvido, para que este importante fato histórico chegue ao conhecimento da população e sirva como reflexão ao exercício de uma cultura de paz", explica Andréia Lopes. Anselmo Bertoldi é o terceiro homenageado no projeto "Memórias dos Ex-combatentes", que já envolveu exposições sobre o capitão Ferdinando Piske e Guilherme Humberto Emmendoerfer.

Fonte: Andréia Lopes – responsável pela Ação Educativa "FEB – Museu da Paz" (47 – 2106-8714)

Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8013