Programa de combate ao tabagismo está com vagas abertas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

O repórter cinematográfico Alcindo Meneghetti, 45 anos, de Jaraguá do Sul, está há um mês e meio sem fumar, depois de 23 anos de vício. Desde que ele e a mulher decidiram largar o vício e participar do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, o cigarro não faz mais parte da rotina do casal. "Antes íamos ao mercado comprar pão, queijo, mortadela e cigarro. Agora optamos por alimentos mais saudáveis e o cigarro não faz mais parte da lista", comemora Meneghetti, que chegava a fumar 60 cigarros por dia. No início do tratamento, o repórter usou adesivos com nicotina para conseguir se abster do cigarro e agora já não usa mais os adesivos. "O primeiro dia sem o adesivo foi o mais difícil, mas agora já sinto as vantagens da vida sem cigarro como, por exemplo, respirar melhor, ter mais alegria de viver e minha mão não tem mais aquele cheiro ruim", conta.

O Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, da Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul, já atendeu 86 pessoas desde julho de 2011, das quais 40 conseguiram largar o vício até o momento – índice de 47%. O programa consiste em entrevista, avaliação médica, palestras e reuniões em grupo para troca de experiência. Está à disposição da população na Unidade Sanitária Central – ao lado do Pama 1 – no bairro Czerniewicz. O psicólogo do programa, Dalton Fischer, explica que há vagas abertas para aqueles que desejam parar de fumar. "Primeiro realizamos uma entrevista, depois uma avaliação médica e, após, começam as palestras semanais sobre o tabagismo, seus malefícios e as estratégias para parar de fumar", detalha Fischer. Se a pessoa conseguir largar o cigarro, passa para uma nova fase, em que participa de reuniões mensais de manutenção por um ano. Nessas reuniões de manutenção os ex-fumantes trocam experiência sobre as dificuldades em manter-se longe do cigarro.

A Secretaria da Saúde disponibiliza um médico clínico geral, um psicólogo, uma enfermeira e duas recepcionistas para atender aos inscritos no programa na Unidade Sanitária Central. A coordenação é do diretor de Vigilância em Saúde, Walter Clavera. A meta do programa é a descentralização, para aproximar da comunidade a oportunidade de parar de fumar. "Basta a unidade de saúde ter um profissional de nível superior da área de saúde para coordenar o programa e um médico para fazer a avaliação clínica", explica o psicólogo Fischer, que prevê que em três meses algumas unidades de saúde já estarão oferecendo o programa nos bairros.

Serviço

O quê: Programa Municipal de Combate ao Tabagismo

Público-alvo: fumantes que queiram parar de fumar. 90 vagas por mês

Quando: reuniões nas sextas-feiras à tarde, à noite ou aos sábados pela manhã

Onde: Rua Jorge Czerniewicz, 800, Czerniewicz – ao lado do Pama 1

Quanto: gratuito

Contato: 2106-8301 ou pessoalmente na Unidade Sanitária Central

Fontes: Walter Clavera – coordenador do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo – (47) 2106-8310, 8820-0011

Dalton Fischer – psicólogo do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo – (47) 2106-8310

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199