Na segunda-feira (30), às 15 horas, em seu gabinete, a prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell irá assinar contrato de financiamento para aquisição de 5.642 netbooks. Os equipamentos serão direcionados para os alunos da rede municipal de ensino através do Programa Um Computador por Aluno (Prouca) no Ministério da Educação
O programa é financiado pela Agência Especial de Financiamento Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES/Finame) e operacionalizado pela Caixa Econômica Federal. O valor do financiamento é de R$ 2,126 milhões. Os equipamento,serão produzidos pelo grupo Positivo Informática e o prazo estimado de entrega dos aparelhos é de 60 dias..
O gerente de relacionamento da Caixa, Marcelo Pontes Esteves, explica que o Prouca foi instituído pela Lei nº 12.249, de 14 de junho de 2010, e é uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino estadual, distrital ou municipal, mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.
Os equipamentos portáteis poderão ser utilizados nas escolas em locais como sala de aula, laboratórios, entre outras dependências, por estudantes e professores. "Em Santa Catarina, Jaraguá do Sul é o primeiro município beneficiado pelo Prouca. Isto se dã principalmente pela parceria do município com a Caixa na execução de políticas públicas não só relacionadas à habitação, saneamento básico e infraestrutura como também na Educação", justificou Esteves, que irá participar do ato da assinatura do financiamento como representante da Caixa na segunda-feira.
Em 2011, o Prouca já havia repassado 450 netbooks a estudantes de 1º ao 9º ano da Escola Waldemar Schmitz (Ilha da Figueira). Os equipamentos foram viabilizados através de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e o Programa Um Computador Por Aluno (Prouca), do Governo Federal. Tanto pais como alunos assinaram na ocasião. um termo de compromisso de responsabilidade sobre os computadores, que poderão ser levados para casa.
"Hoje, a Educação de Jaraguá do Sul é uma da melhores do País, principalmente pela capacitação contínua de seus professores. Neste contexto, estes computadores são ferramentas que oferecem condições para nossa educação melhorar ainda mais", destacou o secretário municipal da Educação, Sílvio Celeste Bard.
Fonte: Silvio Celeste Bard, Secretário Municipal de Educação – 2106-8122
Emerson Gonçalves
Jornalista (MTB 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199