No próximo dia 27, a Secretaria Municipal da Habitação e Regularização Fundiária irá definir o cronograma de reuniões junto à comunidade para divulgar as conclusões da pesquisa feita em parceria com o Centro Universitário Católica de Santa Catarina junto a aproximadamente 124 famílias jaraguaenses que residem em áreas de risco.
O levantamento fez parte das 8ª e 9ª etapas da elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos. Este plano tem como objetivo principal mapear as áreas de risco ocupadas em Jaraguá do Sul, bem como traçar o perfil das famílias que moram nestes locais.
Já reuniões comunitárias previstas fazem parte da 10ª e penúltima fase deste processo que começou a ser elaborado em 2009, No entanto desde 2007, o Plano de Redução de Custos é exigência do Governo Federal para captação de recursos para o setor habitacional dos municípios.
Na avaliação da Secretaria da Habitação de Jaraguá do Sul além da questão dos repasses, o plano será uma ferramenta eficiente que permitirá estabelecer ações para evitar ou minimizar fatos relacionados a enxurradas ou desabamentos. Também auxilia na definição de investimentos necessários na recuperação de áreas atingidas.
Fonte: Maristela Menel – secretária municipal da Habitação e Reg. Fundiária – 2106-8636
Emerson Gonçalves
Jornalista (MTB 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199