Em 2012, muitas novidades no Cejac (Centro de Educação de Jovens e adultos de Corupá). Uma delas é a nova modalidade de ensino, que passa a ser regular, isto é presencial, com aulas todos os dias de segunda a sexta-feira. Outra ação positiva é a implantação do pólo na Weg Florestal para atender aos trabalhadores da empresa, na localidade conhecida como sertãozinho.
Desde o ano de 2010, algumas visitas e reuniões foram realizadas entre representantes do Cejac e a Weg Indústrias, por meio do Departamento Florestal, com objetivo de implantar um pólo para atender aos trabalhadores que desejam concluir seus estudos de alfabetização e nivelamento e as séries finais do ensino fundamental.
No início deste ano letivo, o projeto foi retomado. No dia 23 de fevereiro, a coordenadora do Cejac Jaqueline Pscheidt e a professora Grace Raasch foram até a localidade de Sertãozinho, a fim de aplicar o teste de sondagem para organizar as turmas dos futuros alunos. Após a correção dos testes, foram definidas as turmas.
A reunião de apresentação do projeto aconteceu no dia 6 de março, na Escola Weg Florestal, com participação do secretário de Educação Joney Cicero Morozini, o gerente da Weg Florestal João Carlos de Souza, o Chefe da Serraria Planalto Carlos Vicente Kiatkowski Filho, a coordenadora do Cejac Jaqueline Pscheidt, a Analista de Custos da Reflorestadora Marisa Fitz Kühne, e as professoras Grace Raasch e Gabriela de Oliveira, que lecionarão para as duas turmas formadas os responsáveis pela realização do projeto, além dos futuros alunos, que estavam ansiosos para o início das aulas.
As aulas no pólo Weg serão todas as terças e quintas-feiras, para uma turma de alfabetização e nivelamento e outra de Língua Portuguesa.
As últimas questões foram acertadas, com distribuição do kit escolar para os alunos . Após uma conversa descontraída, todos participaram de um "café de boas vindas".
No dia 1 de março também iniciou a aula inaugural com a primeira turma no modo presencial EJA do Ensino Médio. As aulas acontecem no formato "regular" com 5 aulas de 40 minutos, de segunda a sexta-feira. O curso tem duração de um ano e meio para a conclusão do ensino médio. Esta primeira turma conta com 22 alunos.
"Acreditamos que com o modo presencial os alunos terão um melhor aprendizado pois o contato com professores e colegas é maior, além de aumentar os laços de afetividade entre os mesmos", diz a coordenadora Jaqueline Pscheidt.
O Cejac está cadastrando alunos maiores de 18 anos que queiram participar desta nova modalidade. A previsão é de que em agosto iniciem mais duas turmas.
As matrículas para o Ensino Fundamental estão acontecendo normalmente. Para cursar o ensino fundamental, o aluno deve ter 15 anos completos.
O horário de atendimento ao público no Cejac acontece de segunda a quinta-feira das 8h às 11h (matutino) e de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21 horas (noturno).
Mais informações: 3375-3097