A abertura do programa de educação ambiental "Relação do Homem com a Natureza", aconteceu na última sexta-feira (9), no auditório da Secretaria de Educação de Corupá.
O evento contou com a participação de diretores, professores, alunos e dos parceiros representados pelas Secretarias Municipais de Educação, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá, da Battistella Florestas, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Joinville e da Associação de Preservação e Ecoturismo Ecoturismo "Rota das Cachoeiras".
Promover aulas de Educação Ambiental para alunos da educação básica, buscando sua compreensão acerca da importância e dependência da sua relação com a natureza.
Neste ano, o programa envolverá aproximadamente 900 alunos de educação infantil (maternal III e jardim II), ensino fundamental (4º e 7º ano), alunos do Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e 2º ano do ensino médio., da rede municipal, estadual e particular de educação.
A educação ambiental no município é desenvolvida desde 1997. Ela não é trabalhada como disciplina, mas como tema transversal. Segundo os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais), "trabalhar de forma transversal significa buscar a transformação dos conceitos, a explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo que obtenha cidadãos mais participantes. Cada professor, dentro da especificidade de sua área, deve adequar o tratamento dos conteúdos para contemplar o Tema Meio Ambiente, assim como os demais Temas Transversais". (MEC/Brasil, 1998, p.193).
Neste ano, as aulas acontecerão todas às todas às quartas nos períodos matutino e vespertino, e às quintas-feiras, no período noturno, na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), "Rota das Cachoeiras", no período de março a novembro, seguindo cronograma pré-fixado.
A primeira aula acontece no dia 14 de março, para alunos do 7º ano da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira. Já no dia 21 de março, é a vez das turmas do 7º ano da Escola de Educação Básica São José.
Durante as aulas há três oficinas: trilha ecológica, palestras e atividades dinâmicas, planejadas de acordo com faixa etária dos alunos. Cada grupo ficará 45 minutos em cada oficina e haverá um intervalo de 15 minutos para lanchar entre as atividades. (Os lanches e transporte serão patrocinados pelos proponentes do projeto).
Atividades a desenvolver
Após as aulas ministradas na RPPN Emílio Fiorentino Battistella, cada turma com seu professor regente devem elaborar um relatório coletivo, referente ao que vivenciaram nas aulas de Educação Ambiental na Rota das Cachoeiras. O relatório deve ser entregue na Secretaria de Educação para Sirlene Maria Morais, Coordenadora de Educação Ambiental, até 10 dias após a visitação.
A turma também deverá elaborar uma ação a ser realizada ou apresentada na semana do meio ambiente, compreendida entre os dias 04 a 15 de junho, abordando o tema Relação do Homem com a Natureza, envolvendo a comunidade escolar. Entregar por escrito, a ação a ser executada na semana do meio ambiente até 25 de maio de 2012, na SEMEC, para a Coordenadora do Programa "Relação do homem com a Natureza" Sirlene Maria Morais.
A atividade deverá ser realizada independentemente da aula ministrada ou a ser ministrada na RPPN. Após o desenvolvimento da ação, entregar um relatório até o dia 30 de junho, contendo a descrição sumaria da ação desenvolvida, registros fotográficos, folders ou similares e reportagens da ação ambiental.
As turmas participantes das ações ambientais participam do sorteio de um prêmio, como forma de reconhecimento, que será divulgado durante a solenidade de encerramento do Programa "Relação do Homem com a Natureza" de 2012.
O programa é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá, da Battistella Florestas, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Joinville e da Associação de Preservação e Ecoturismo Ecoturismo "Rota das Cachoeiras".
Mais informações: Sirlene Maria Morais, Coordenadora do Programa. Fone: 3375-1399.
Sargento Lopes da Polícia Ambiental: (47) 3439-5477