Sistema de agendamento nas Unidades de Saúde de Barra Velha esta humanizando os atendimentos

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A Unidade de Saúde do bairro Itajuba em Barra Velha foi à última das 10 unidades a aderir ao sistema de agendamento na cidade.

A pouco mais de um mês trabalhando com o sistema de hora marcada, alguns pacientes ainda não se adequaram a novidade, mas estão procurando se adaptar como é o caso da Senhora Vania dos Santos, "Não somos atendidos no mesmo dia, isso é ruim. O bom é que não temos que chegar cedo para pegar senha, somos atendidos no dia marcado", disse.

A nova dinâmica, que não era usada por nenhuma Unidade de Saúde até a entrada do Secretário de Saúde, Carlos Alexandre, foi uma forma de organizar os atendimentos evitando filas e o desconforto de ficar esperando por um atendimento por horas, "O agendamento é para consultas de rotina, já as consultas caracterizadas como Urgências ou Emergências são avaliadas e consultadas pelo Médico de imediato, não necessitando de agendamento", esclarece o Secretário.

Além de diminuir o tempo de espera e o aglomero de pessoas, o que gerava discussões e ânimos exaltados por parte dos pacientes, que não entendiam a demora no atendimento, o novo sistema facilitou o trabalho dos profissionais, "Desta forma as pessoas não ficam esperando pelo atendimento, elas chegam preenchemos a ficha e ela é logo é atendida", comenta a Recepcionista da Unidade de Saúde de Itajuba, Lenira Birkner.

Esta rapidez no atendimento foi aprovada pela paciente Grécia Antunes, "Ficou melhor assim, não fico esperando o dentista me atender eu chego e logo me chamam", disse.

O agendamento está humanizando os atendimentos proporcionando aos pacientes ambientes tranquilos e organizados, já que antes os locais não suportavam a demanda de pessoas como comenta o Médico Doutor Luiz Eduardo Ströler Torres, "Estamos atendendo cerca de 30 pessoas por dia, antes era cerca de 25. Desta forma conseguimos aproveitar melhor o dia proporcionando um melhor atendimento aos pacientes, porque o tempo é mais bem aproveitado", argumenta.

O Senhor Paulo Rosinski vai além e faz uma comparação com o atendimento do plano de Saúde Privado e o Serviço de Saúde de Barra Velha, "O atendimento na cidade ficou mais rápido em quanto os do plano de saúde privado estão cada dia mais demorados, eu tinha que esperar semanas para ser atendido por isso já cancelei o meu plano", acrescenta.

O Secretário Carlos Alexandre comenta ainda que a época das filas de espera já passou, "A nova dinâmica é uma forma de organizar os atendimentos, porém alguns pacientes ainda não estão vendo com bons olhos por tratar-se de mudança e toda mudança gera desconforto, porém vamos fazer sempre o melhor para a população", finaliza.

 

Comerciantes e empresários de Barra Velha aprovam o novo sistema de atendimento

 

Em uma pesquisa realizada com mais de 10 estabelecimentos comerciais foi constatado que os comerciantes e empresários, de forma unanime, aprovaram o nosso sistema de atendimento das Unidades de Saúde.

De acordo com o Senhor Josué da Panificadora e Confeitaria Barra Velha, com o agendamento todos iram sair ganhando, "Eu tive um problema recente com um funcionário que perdeu quatro dias de trabalho porque ficou na fila para ser atendido, eu sai perdendo porque não tinha um funcionário e ele porque ficou quatro dias tentando ser atendido, por isso esse sistema vai ajudar a todos", comenta o comerciante. 

Para os proprietários de estabelecimento comercial esse novo sistema evita que seus funcionários percam o dia de trabalho já que o novo sistema possibilita que qualquer membro da família possa agendar um dia e horário para o paciente, evitando que patrões e funcionários saiam perdendo seja na falta do profissional no âmbito do trabalho ou na perca do dia de trabalho.

O Secretário enfatiza que a população deve fazer a sua parte, agendar a consulta e evitar as faltas, "Uma falta é sinônimo de dois atendimentos desperdiçados, o do faltante e o de outra pessoa que poderia ter ido em seu lugar", finaliza.

Assessoria de Comunicação 
Carolina Nunes de Souza
Fones (47) 3446-7700