A 1ª Noite Cultural, promovida pela Fundação Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer de Corupá no último sábado (24), lotou o Ginásio de Esportes Willy Germano Gessner, com público de aproximadamente 830 pessoas.
Foi uma noite de magia e descontração, que encantou a todos. As atrações culturais começaram com o talento da atriz corupaense Célia Lima, seguida da excelente apresentação do Grupo Folclórico Neufluss.
A grande revelação para o público foi Maycon Elias Bellotto (11), aluno do 6º ano da Escola Teresa Ramos, que apresentou a coreografia Billie Jean, de Michael Jackson, sendo aplaudido de pé. As crianças também se divertiram com as grandes trapalhadas do Palhaço Coçada.
A atração principal foi a grande manifestação cultural do Boi de Mamão, com participação de 70 alunos do Grupo Folclórico Boi de Mamão, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão Molha, de Jaraguá do Sul. Bonecos gigantescos e personagens com figurinos coloridos do folclore brasileiro encantaram o público com o Auto do Boi de Mamão. A cantoria do Terno de Reis também fez parte do espetáculo.
A apresentação conta a história de Francisco e sua mulher Catirina, que estava grávida e com desejo de comer língua de boi: O marido teve que cortar a língua do boi preferido do patrão para que o bebê não nascesse com cara de língua de boi. O patrão desolado, tenta ressuscitar o boi. Depois de inúmeras tentativas, por fim, quem consegue o feito, é a menina Marta, filha do casal. Para comemorar a volta do boi, o fazendeiro convida a todos para uma grandiosa festa.
Participam deste folguedo as personagens que integram o cotidiano fantástico da comunidade: curandeiro, índias, bruxas, urubu, bernunça e bernuncinha, maricota, maricotinha e Bob.
O Folguedo do Boi de Mamão é realizado por alunos de 8 a 17 anos, que confeccionam as fantasias, interpretam, cantam e tocam. Eles ensaiam desde março e se apresentam várias vezes durante o ano, principalmente na semana do folclore em agosto. "É um importante resgate cultural e folclórico", destaca Rosana da Costa, diretora da escola Ribeirão Molha. O evento é promovido há 19 anos e há quatro, o Boi de Mamão começou a ser apresentado fora dos muros da escola
"Estou feliz porque o objetivo foi alcançado. Foi um evento para toda a família, com um grande público, dentro do cronograma e com atrações fantásticas, realmente foi um show cultural", disse Loriano Rogério Costa (Kutcha), Presidente da Fundação Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer.