Programa de capacitação profissional beneficia mulheres do Jaraguá 84

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

  Jaraguá do Sul é pioneiro no estado por ter incluído mulheres presidiárias na formação

O Programa Mulheres Mil, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), está capacitando 90 mulheres do bairro Jaraguá 84 que sofrem algum tipo de risco social e querem trazer renda para a família. Em Jaraguá do Sul, o programa é desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC – Jaraguá do Sul) que, em seu projeto-piloto, contou com a parceria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jaraguá 84. O Cras foi responsável por apontar o público indicado para o programa Mulheres Mil.

A gestora do Mulheres Mil em Jaraguá do Sul, Mara Rubia Theis, explica que o programa tem por objetivo elevar a escolaridade das mulheres atendidas, possibilitar trabalhos que lhe deem prazer e sejam fonte de renda e promover a capacitação técnica profissional de acordo com as aptidões de cada uma. "O programa foca na mulher porque é ela que mais influencia a família e a sociedade", complementa Mara. A coordenadora também destaca que Jaraguá do Sul é o único município de Santa Catarina que incluiu mulheres presidiárias no Programas Mulheres Mil. Elas têm aulas dentro do presídio todas as terças e sextas-feiras pela manhã. Também há turmas que se reúnem na sede do IFSC duas vezes por semana – à tarde e à noite – para as mulheres do bairro.

A dona de casa Marta de Jesus Ferreira de Lima, 27 anos, conta que está participando do programa principalmente para terminar os estudos. Como já trabalhou com corte e costura, pretende se profissionalizar na área. Já por dentro da grade curricular do programa, Marta aposta que vai gostar das aulas de informática, pois não sabe mexer na internet, mas tem muito interesse em aprender. Também fazem parte da grade curricular relações humanas, linguagem, portfólio, vivência matemática, conhecimento histórico-social, cidadania e direitos da mulher, saúde e meio ambiente, entre outros conhecimentos.

Fonte: Mara Rubia Theis – gestora do Programa Mulheres Mil em Jaraguá do Sul – (47) 3275-2185

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199