As inscrições para o Curso de Produção da Palmeira-Juçara e Produção de Polpa de Açaí encerram nesta quarta-feira (4). Promovida pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, em parceria com a Epagri, esta capacitação é direcionada aos produtores rurais jaraguaenses, tem vagas limitadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente na Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura. Mais informações podem ser obtidas ligando para 2106-8114.
O curso será realizado nos dias 11 e 12 de abril, no salão da Igreja Evangélica Luterana Martim Lutero, no Garibaldi e tem como objetivo incentivar os agricultores jaraguaenses a implantarem áreas com plantio de palmito para fornecer açaí da palmeira-juçara à unidade de processamento de frutas instalada naquela localidade. De acordo com o organizador desta iniciativa, engenheiro agrônomo Roberto Nagel, num segundo momento, o mesmo grupo de produtores que administra a unidade também deverá fazer conserva de palmito. "Por isso, temos que partir para plantio de maciços para palmito para evitar o avanço sobre as palmeiras nativas e promovendo sustentabilidade desta indústria", explica, acrescentando que o curso é bastante completo e ministrado de uma forma que o produtor entenda todo o processo, desde o campo até a industrialização.
PROGRAMAÇÃO – Envolvendo aulas teóricas e práticas, o curso terá três palestras, todas ministradas no primeiro dia, sendo duas delas pela manhã, com o engenheiro agrônomo da Epagri de Urussanga, Ademar Brancher: a partir das 8h15, falará sobre a importância ecológica da palmeira-juçara, locais de ocorrência na América do Sul, condições edafoclimáticas, descrição da palmeira juçara e aspectos legais para cultivo; às 10 horas, abordará escolha das plantas matrizes e produção de sementes e mudas, diferentes tipos de viveiro. Nesse dia, será servido aos participantes almoço com culinária à base de palmeira-juçara. À tarde, com início às 13h30, haverá outra palestra tratando acerca dos aspectos de cultivo, sistemas de produção, tipos de cobertura, consorciações e manejos, preparo da área e espaçamento e plantio.
Na mesma tarde, às 15h30, iniciarão as aulas práticas com orientações sobre colheita e seleção dos frutos da palmeira-juçara. O segundo dia do curso será inteiramente prático, com as primeiras atividades realizadas a partir das 8h30 na propriedade do produtor rural Itelvino dos Santos, localizada no Jaraguazinho, onde serão abordados desbaste, plantio, transplante de plantas adultas, adubação, semeadura, colheita e consórcio. À tarde, haverá atividade na usina do Garibaldi, com demonstração do processamento da polpa da palmeira-juçara, sob a orientação do técnico de processamento de alimentos Daniel Peach e da engenheira de alimentos Shana Yamaguchi. Para encerrar, prática sobre semeadura e viveiro de mudas.
Fonte: Roberto Nagel – engenheiro agrônomo e organizador do curso (47 – 2106-8114)