You are currently viewing Curso sobre produção da palmeira-juçara encerra nesta quinta (11)

Curso sobre produção da palmeira-juçara encerra nesta quinta (11)

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura e em parceria com a Epagri, está realizando o Curso de Produção da Palmeira-Juçara e Produção de Polpa de Açaí, que iniciou nesta quarta (11), com aulas teóricas no salão da Igreja Evangélica Luterana Martim Lutero, no Garibaldi, envolvendo 35 produtores rurais jaraguaenses. Organizada pela Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura, a capacitação teve palestras ministradas pelo engenheiro agrônomo da Epagri de Urussanga, Ademar Brancher e atividades práticas no período da tarde, com orientações sobre colheita e seleção dos frutos da palmeira-juçara.

O curso encerra nesta quinta (12), quando o dia será totalmente voltado a atividades práticas, desde de 8h30 na propriedade do produtor rural Itelvino dos Santos, localizada no Jaraguazinho, onde serão abordados desbaste, plantio, transplante de plantas adultas, adubação, semeadura, colheita e consórcio. À tarde, o grupo se deslocará à usina do Garibaldi, onde acompanhará uma demonstração do processamento da polpa da palmeira-juçara, sob a orientação do técnico de processamento de alimentos Daniel Peach e da engenheira de alimentos Shana Yamaguchi. Para encerrar a capacitação, haverá prática sobre semeadura e viveiro de mudas.

De acordo com o organizador desta iniciativa, engenheiro agrônomo Roberto Nagel, o objetivo do curso é incentivar os agricultores jaraguaenses a implantarem áreas com plantio de palmito para fornecer açaí da palmeira-juçara à unidade de processamento de frutas instalada no Garibaldi. Ele adianta que, num segundo momento, o mesmo grupo de produtores que administra a unidade também deverá fazer conserva de palmito. "Por isso, temos que partir para plantio de maciços para palmito para evitar o avanço sobre as palmeiras nativas e promovendo sustentabilidade desta indústria", explica, acrescentando que o curso é bastante completo e ministrado de uma forma que o produtor entenda todo o processo, desde o campo até a industrialização.

Fonte: Roberto Nagel – engenheiro agrônomo e organizador do curso (47 – 2106-8114)