Cerca de 20 idosas do Centro de Referência do Idoso estão recebendo aulas da artista plástica de Timbó, Rosinha Imthurm, contratada pela Fundação Cultural para executar o projeto Fazendo Arte em vários programas da Prefeitura de Jaraguá do Sul. O projeto tem como principal objetivo a valorização das pessoas através da arte, deixando-as livres para criar e também ensinando algumas técnicas da pintura em tela. Rosinha, que também é psicopedagoga, conta que trabalhar com as idosas é muito interessante, pois "elas estão descobrindo um momento diferente de suas vidas". "Muitas nunca pegaram num pincel e mexeram com tinta. É muito gratificante vê-las descobrindo coisas novas", conta Rosinha.
O projeto Fazendo Arte também será ministrado no Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD e Caps II), na Casa da Serenidade e na própria Fundação Cultural. No Centro de Referência do Idoso acontece de 13 de abril a 4 de maio, nas sextas-feiras. O investimento da Fundação Cultural no projeto é de R$ 20 mil.
A costureira aposentada Luzia Bockor Fodi, 67 anos, conta que se sente muito melhor se envolvendo com arte. "Faço pintura em tecido, cestos de jornal, ursos de pano, mas nunca havia pintado em tela. Agora estou ansiosa para aprender. A arte faz a gente sempre ter uma ocupação, além de ser uma ótima companhia", conta Luzia.
Fontes: Paulo César da Silva e Valdívia Moreira – coordenadores do Projeto Fazendo Arte – (47) 2106-8715 e 2106-8710
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199