You are currently viewing Gripe H1N1 – Primeiro caso confirmado em Jaraguá do Sul

Gripe H1N1 – Primeiro caso confirmado em Jaraguá do Sul

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul confirmou na manhã desta quinta-feira (14) o primeiro caso de Gripe H1N1 na cidade no ano de 2012. Trata-se de uma paciente de 12 anos que está internada no Hospital São José desde domingo (10) com febre, tosse, calafrios, dores musculares e dificuldade de respirar.

Na segunda-feira (11) uma equipe da Vigilância Epidemiológica fez a coleta de amostra na paciente e encaminhou ao Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen), que nesta quinta confirmou o caso. A paciente está recebendo a medicação Tamiflu desde segunda-feira, continua internada, mas passa bem.

Neste ano o município monitorou outros seis casos suspeitos, que foram descartados, e existe um paciente de 13 anos que também está internado e aguarda o resultado do exame do Lacen. Os casos anteriores de H1N1 aconteceram em 2009, quando foi caracterizada uma pandemia da doença em todo o mundo. Em 2009 Jaraguá do Sul monitorou 325 casos da doença, dos quais 175 foram confirmados. Quatro pessoas morreram devido à doença.

Com a confirmação do primeiro caso em Jaraguá do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância de estar atento aos principais sintomas da doença, que são: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Em caso de algum desses sintomas, a população deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica. Havendo um diagnóstico médico nos primeiros dias do aparecimento da doença, o tratamento pode ser simples e a recuperação do paciente mais rápida.

Outra orientação é para que as residências e os ambientes coletivos estejam ventilados, com janelas abertas, mesmo que esteja frio. Lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações e ambientes fechados também é recomendado.

Vacinação contra a gripe

Em Jaraguá do Sul, de 5 de maio a 1º de junho, foram vacinados através da campanha nacional contra a gripe 16.252 pessoas (gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, profissionais de saúde e pessoas com 60 anos ou mais). Além destes grupos também foram protegidos com a vacina outras 4.626 crianças entre dois anos e menores de 5 anos de idade através da campanha municipal. Todas as vacinas aplicadas protegem contra a gripe comum e H1N1.

Apesar de a campanha nacional ter terminado no dia 1º de junho, existem doses de vacinas disponíveis nos postos de saúde com sala de vacina para que os pais levem os filhos menores de 5 anos para receber a segunda dose e para gestantes que eventualmente não tenham sido vacinadas.

Para pacientes com doenças crônicas, como problemas de coração, pulmão e portadores de HIV, existem ainda algumas doses da vacina disponíveis na Unidade Básica Central, localizada na Rua Reinoldo Rau, 123. Esta unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 17h45 e aos sábados das 7 horas ao meio-dia.

Outra medida que a Secretaria da Saúde está tomando nesta semana é a disponibilização do medicamento Tamiflu na Farmácia Básica do município. O fornecimento aos pacientes será feito somente com receita médica específica. Os dois hospitais da cidade também têm o medicamento, utilizado em pacientes internados que tenham prescrição para receber este remédio.

Fonte: Walter Clavera – diretor de Vigilância em Saúde – (47) 2106-8310, 8820-0011

Clarissa Borba

Jornalista (SC-01973-JP)

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

(47) 2106-8222, 2106-8199