A 1ª Mostra de arte da Saúde Mental de Jaraguá do Sul está exposta na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa desde 26 de junho e permanecerá até 6 de julho. Chama a atenção pela diversidade de cores, desenhos e ideias representadas nas telas de pintura. A mostra, com visitação gratuita, é uma iniciativa dos participantes e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps II e Caps AD) para apresentar à cidade os trabalhos artísticos desenvolvidos por pacientes com sofrimento mental e/ou dependência química. As obras são criadas durante oficinas terapêuticas, orientadas por profissionais capacitados e num ambiente que oportuniza a expressão de sentimentos, atitudes e idealização. Entre os trabalhos expostos, o artesanato com conchinhas do mar e bolinhas de gude atrai os olhares, pelo brilho e pela criatividade dos artesãos. Nas pinturas em tela, desenhos bem definidos, com flores e figuras feitas por quem tem habilidade com o pincel. O espectador também encontra desenhos abstratos, notadamente de amadores, mas que afloram sentimento e vida.
O horário da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa é de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. A exposição está localizada no acesso ao Telecentro da biblioteca.
Fonte: Denise Thum – coordenadora do Serviço de Saúde Mental de Jaraguá do Sul, da Secretaria da Saúde – (47) 3370-5693, 8820-0037
Clarissa Borba
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222, 2106-8199