2º Circuito Estadual de Cinema Infantil acontece de 2 a 13 de julho em Corupá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Divisão de Cultura de Corupá promove o 2º Circuito Estadual de Cinema Infantil, de 2 a 13 de julho, no auditório da Secretaria de Educação de Corupá. O objetivo é oferecer o acesso a filmes nacionais e motivar as crianças ao hábito de ir a eventos culturais, deslocando-se de suas casas e escolas para conhecerem um pouco mais sobre a arte do cinema.

Segundo Cida Rosa, Chefe da Divisão de Cultura, os curta- metragens produzidos por autores catarinenses e de outros estados do Brasil, são direcionados para crianças do jardim ao 5º ano, de escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino.

Nesta semana acontecem as sessões de cinema, atendendo o agendamento das escolas. Os filmes serão exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras, com sessões às 8h, 9h, 10h, 13h30min, 14h30min e 15h30min. "Haverá transporte até o local, ambiente de cinema, com escurecimento da sala, tela grande e distribuição de pipoca. Os curtas abordam temas do estado, meio ambiente, folclóricos e pequenas histórias com duração de 20 minutos", destaca Cida Rosa.

Todas as crianças de 4 a 11 anos podem participar. Os pais que quiserem levar os filhos em uma das sessões podem entrar em contato com a Divisão de Cultura.

Os municípios que se inscreveram no Circuito de Cinema Infantil em 2011, receberam o Kit de  44 filmes, durante o encontro de mais de 150 Gestores de Cultura, que aconteceu, em Florianópolis, nos dias 28 e 29 de maio e firmaram o compromisso de realizar a mostra de filmes, simultaneamente em todos os municípios do estado.

Os filmes são provenientes de  todo Brasil e estão licenciados para exibição em sessões gratuitas.  Os curtas do acervo da Mostra suprem parte da falta de títulos audiovisuais infantis brasileiros no mercado, tanto para escolas como para cineclubes.

A ação vai ao encontro ao projeto de lei do senador Cristovam Buarque, que tramita no Congresso Nacional e prevê a obrigatoriedade de pelo menos duas horas mensais de filmes brasileiros em escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio sem configurar como matéria, mas como atividade extra.

 Mais informações: 3375-1399