Os professores de Língua Portuguesa da rede municipal de educação de Corupá participaram do curso Olímpíada da Língua Portuguesa, ministrado pelas multiplicadoras Margit Sueli Hauck e Gabriela Carloto Araujo.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro quer envolver os educadores das escolas públicas das diversas regiões do país, que batalham pelo aprimoramento do ensino da leitura e da escrita na educação básica.
Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para que os professores entrem em contato com uma metodologia de trabalho de leitura e produção de texto articulada aos conteúdos previstos para cada ano escolar.
O concurso de produção de textos é sobre o tema "O lugar onde vivo", valorizando a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com a comunidade. O concurso é direcionado a alunos de ensino fundamental (5º ao 9º ano) e ensino médio.
Categorias de gêneros textuais:
1- Poema: alunos de 5º e 6º anos/4ª e 5ª séries
2- Memórias: alunos de 7º e 8º anos/6ª e 7ª séries
3- Crônica: alunos de 9º ano/8ª série e 1º ano do ensino médio
4- Artigo de opinião: alunos de 2º e 3º anos do ensino médio
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está percorrendo estados, cidades e escolas públicas (urbanas e rurais) de todo o país. Neste ano, conta com a adesão de 5.005 municípios, mais de 60 mil escolas participantes e 83.140 inscrições de professores. O objetivo é contribuir para a formação de professores, visando a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
O termo de adesão dos municípios e as inscrições das escolas e professores ocorreram no mês de abril. As oficinas nas escolas são desenvolvidas de 19 de maio a 31 de agosto de 2012. Cada professor recebeu um caderno com orientações e atividades sobre a produção de textos.
As etapas do concurso passam pela fase escolar, municipal, estadual, regional (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e nacional. Cada escola organizará uma comissão e selecionará um texto de cada categoria para participar do julgamento municipal.
Etapas:
19/03 a 31/08: Oficinas nas Escolas
Até 03/09: Comissão Julgadora Escolar
10/09 a 21/09: Comissão Julgadora Municipal
22/09 a 17/10: Comissão Julgadora Estadual
Novembro: Encontros Regionais
Dezembro: Comissão Julgadora Nacional
Dezembro: Encontro Nacional: Dezembro
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi instituída em 2008 pelo Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, e acontece a cada dois anos. O objetivo é colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.
Mais informações: 3375-1399