21 de agosto é o Dia da Banana em Corupá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Valorizar a banana, a maior riqueza do município e o trabalho dos agricultores familiares, destacando a importância da bananicultura para o desenvolvimento econômico, político e social do município de Corupá é o objetivo do Dia da Banana, instituído oficialmente, para ser comemorado anualmente no dia 21 de agosto.

Atividades para comemorar o Dia da Banana
Uma série de atividades foi programada pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Asbanco, Epagri, Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo e apoio da Cidasc, Aciac e Sindicato, que serão realizadas de 20 a 24 de agosto, das 9h às 19h e no dia 25 de agosto, das 9h às 13h, no pátio do estacionamento da Igreja Católica Centro, de Corupá.

Dentre as atrações, destacam-se: exposição de máquinas e equipamentos utilizados na bananicultura, exposição de fotos antigas da bananicultura do município, exposição de cachos de banana, venda de produtos à base de banana e artesanato, concursos e tour cultural, palestras e II Concurso de Fotografia "O que a banana de Corupá tem"?

A Secretaria de Desenvolvimento Rural solicita o apoio da comunidade para o resgate de fotos antigas ligadas à bananicultura, que serão utilizadas na exposição. Quem tiver fotos antigas, deve levar à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, na Epagri, Asbanco ou Cooper Rio Novo, até 10 de agosto, para serem digitalizadas e utilizadas na exposição. As fotos do concurso também devem ser entregues até essa data.

Programação de 10 a 25 de agosto: 
10 de agosto (sexta-feira)

17h Data limite para entrega de fotos antigas e fotos para o concurso.
18 de agosto (sábado)

20h Sobremesa da "Codornada", elaborada à base de banana.
20 de agosto (segunda-feira)

 9h Abertura das atividades: exposição de máquinas, cachos de variedades de banana, produtos à base de banana e artesanato com fibra de bananeira.
20 a 24 de agosto (segunda a sexta-feira)

9h às 17h Trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Rural/Asbanco/Epagri/Cidasc, serão deslocados para a área de exposição (Emissão de CFO/CFOC e PTV).
20 a 24 de agosto (segunda a sexta-feira)

Produtos da padaria do município elaborados à base de banana.
20 a 24 de agosto (segunda a sexta-feira)

9h e 15h Palestra sobre bananicultura para estudantes do 5º ano.

Concurso de Slogan da banana, promovido pela Escola Municipal Francisco Mees
20 a 25 de agosto (segunda a sábado)

9h às 19h Concurso: Qual o número de bananas do cacho?
Qual é o peso da banana?
Qual é o peso da caixa da banana?
20 a 25 de agosto (segunda a sábado)

9h às 19h Degustação de banana nos comércios do município.
20 a 25 de agosto (segunda a sábado)

9h às 12h e das 14h às 18h Tour cultural, contando a história da bananicultura através de fotos antigas pelos estabelecimentos comerciais do município.
21 de agosto (terça-feira) Dia Municipal da Banana.

19h Missa "Dia da Banana", na Igreja Católica do Centro.
21 e 22 de agosto (terça e quarta-feira)

 8h às 12h e 13h30min às 17h Curso de alimentos à base de banana. Inscrições no Cras.
25 de agosto (sábado)

12h30min Divulgação do resultado e premiação do concurso de fotos/concurso de cachos e slogam do evento.
25 de agosto (sábado)

13h Encerramento.

Com o slogan ,"Banana de Corupá , doce por natureza", da Asbanco, uma das organizadoras do evento pretende divulgar e valorizar ainda mais, a maior matéria-prima e atividade agrícola do município.

"Banana de Corupá , doce por natureza"
Corupá é o município mais antigo em produção de banana, que apresenta o relevo mais montanhoso e com enorme amplitude térmica, apresentando uma grande variação de temperatura entre o dia e a noite e nas várias comunidades produtoras do município.

As diversas elevações montanhosas de Corupá dificultam a chegada dos primeiros raios de sol da manhã, assim como no período da tarde o fazem desaparecer mais cedo. Estas horas de sol a menos e a variação de temperatura retardam o ponto de colheita dos cachos de banana, fazendo com que ele permaneça mais tempo no pé, acumulando mais amido e açucares. Essa é a razão de Corupá ter a banana mais saborosa do planeta, o que é facilmente notado quando é consumida in natura.

Informações/organização: 

Prefeitura Municipal de Corupá – Secretaria de Desenvolvimento Rural: 3375-1902
Asbanco: 3375-1848
Epagri: 3375-2216
Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo: 9151-6505