Procon troca de endereço e adere ao Sindec

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Barra Velha – A entrada da Coordenadoria de Defesa do Consumidor de Barra Velha (Procon) ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e a mudança de endereço do setor resultaram em 10 a 15 atendimentos diários oferecidos.

A informação é do coordenador executivo Antonioni Lucas Costa Magalhães, o Toni, que contabiliza 38 atendimentos finalizados desde o dia 11 do mês passado (quando houve a adesão ao sistema integrado) até o dia 31. Já do dia 1º de agosto até dia 9, foram outros 12 atendimentos prestados.

Nesta nova fase, os serviços de telefonia continuam liderando as reclamações da comunidade local e também de São João do Itaperiú. Mas há ainda reclamações contra lojas, agências estatais, agências bancárias e financeiras.

O novo endereço, na Avenida Thiago Aguiar, nº 100, também deu maior visibilidade à agência, já que a coordenadoria está também ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Agência do Sine. Toni também destaca que o horário vespertino (das 13h às 18h) possibilitou um pico de atendimento por volta das 15h, diariamente.

Estatísticas e perfil

De acordo com o coordenador, a adesão ao Sindec possibilita troca de informações em tempo real e ainda a elaboração de estatísticas sobre o perfil do consumidor. O Sindec é um sistema informatizado que reúne em rede as bases de dados de Procons de todo o país, trazendo vantagens tanto para os órgãos de defesa do consumidor, quanto para os próprios consumidores.

A partir do sistema, o consumidor pode saber se há registros nos Procons envolvendo determinada empresa, para que possa escolher de forma mais consciente a compra de produtos ou a contratação de serviços, evitando futuros problemas.

Toni destaca que do dia 11 de julho, data da adesão, até dia 31, final do mês, dos 27 consumidores de Barra Velha e São João do Itaperiú que procuraram a coordenadoria, a maior faixa etária foi de consumidores entre 21 e 50 anos de idade, que somaram 51% dos moradores. Jovens até 20 anos e idosos com mais de 70 totalizaram 14% cada faixa etária.

Antes da instalação do Sindec e da troca de endereço, o Procon contabilizou um total de 73 atendimentos preliminares, 102 atendimentos extra-Procon e um processo administrativo formalizado e cumprido, além de 127 consultas simples.

Toni e as atendentes Tatiane Arriola e Daiana de Souza enfatizam ao consumidor que leve cópia de seus documentos e faturas na hora do atendimento, para facilitar o registro da reclamação. Os fones do Procon são o 3456-1115 e 3456-0152.

Fonte:

Antonioni Magalhães

Coordenador executivo do Procon

Fone (47) 3456-0152 

Assessoria de Comunicação 

Fones (47) 3446-7745 – 88078379