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8º Seminário de Educação Inclusiva discute o tema Dislexia

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A Secretaria Municipal de Educação de Corupá em parceria com o Caeco (Centro de Atendimento Especial de Corupá) promoveram o 8º Seminário de Inclusão e 1º Fórum sobre Inclusão, no dia 29 de agosto, em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece anualmente de 21 a 28 de agosto.

O tema deste ano é "Em busca de igualdade. Estamos aqui! Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não reproduza desigualdades."

Desde sua instituição, em 1964, a Semana é promovida anualmente e cria uma grande mobilização nacional em torno das pessoas com deficiência. Além disso, permite uma maior sensibilização e conscientização da população brasileira e dos governos em favor da busca pela garantia de direitos da pessoa com deficiência, e de sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político do cenário nacional.

O objetivo do Seminário de Educação Inclusiva foi socializar as práticas realizadas nas instituições de ensino de Corupá e capacitar os profissionais acerca do tema inclusão, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem de todos os alunos.

O evento contou com a participação de diretores, professores, pais, representantes de APP´s, Secretarias de Educação e Assistência Social de Jaraguá do Sul, de Massaranduba, Gered (Gerência de Educação), Saed/Caesp de Jaraguá do Sul e Apae (Escola de Educação Especial de Jaraguá do Sul).

Durante a abertura do seminário, os alunos da Banda Mirim Jazz Band Elite apresentaram três músicas em homenagem aos professores, parabenizando-os pelo bom índice do ideb alcançado pelas escolas do município.

Segundo o Secretário de Educação Lairton Hartmann Müller, a excelência na Educação Pública somente é possível a partir do momento em que a possibilidade de aprender seja oportunizada a todos, inclusive aos especiais. "A realização deste seminário é de fundamental importância, bem como o desenvolvimento de cursos que possam preparar o professor para atuar com mais qualidade. É o que já vem acontecendo com o curso de Libras, que está na sua segunda etapa. O compromisso consiste na manutenção e ampliação desta política pública, enfatiza o Secretário de Educação Lairton.

No período matutino foi exibido o filme "Como estrelas na Terra-Toda criança é especial", um filme indiano, do diretor e produtor Aamir Kha, que aborda a dislexia, um uma dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita que muitas vezes exclui o aluno na escola.

No período vespertino houve a socialização dos atendimentos realizados pelo Caeco, nas escolas da rede municipal de educação.

Em Corupá, aproximadamente 45 alunos são atendidos pela educação inclusiva, sendo 30 da rede municipal e 15 da rede estadual. Estes alunos têm garantido por lei um "segundo professor", de acordo com a deficiência, para auxiliar na aprendizagem. A educação inclusiva está contemplada no artigo 4º da LDB, item III, "Garantir atendimento especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede de ensino".

Muitos estados e municípios se organizam anualmente para fazer as adaptações físicas e  pedagógicas adequadas as necessidades dos alunos. Em Corupá, desde  2005, a Secretaria de Educação em parceria com o Caeco, organizam o Seminário de Inclusão, objetivando multiplicar conceitos e valores, que contribuam na melhoria da aprendizagem dos alunos, com necessidades educativas especiais.

A educação inclusiva é uma questão de direitos humanos e depende da definição de políticas públicas, traduzidas nas ações institucionalmente planejadas, implementadas e avaliadas.  

O poder da pessoa com deficiência se origina da consciência de seus direitos, da capacidade de realizar, de diferentes formas, as mesmas coisas que qualquer um pode fazer, quando possui informações que lhe permitam decidir por ele mesmo.

É na formação educacional das pessoas, que o conceito de Inclusão pode desenvolver seu potencial de maneira plena. Direitos ao ensino regular são garantidos a todos os educandos pela constituição. Se a escola é para todos, é necessário desenvolver uma pedagogia a sua real eficácia na prática. A escola é um dos espaços de ação e de transformação, em que os direitos da população devem ser garantidos.

Hoje, não basta acolher os alunos com necessidades educativas especiais nas salas de ensino regular. É preciso garantir a aprendizagem, isto é ensinar. Neste sentido, a inclusão deverá proporcionar aos professores de classe comum, a formação continuada e suporte técnico e pedagógico. O professor deve perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo objetivos e processos diferentes.

Dislexia

Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, isto é, caracteriza-se por uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. Costuma ser identificada durante a alfabetização, sendo comum provocar uma defasagem inicial de aprendizado.

A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. A dislexia, contudo, é um problema visual, envolvendo o processamento da escrita no cérebro, sendo comum também confundir a direita com a esquerda no sentido espacial.

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial. Pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.

A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família. Pesquisas recentes mostram que a dislexia pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação da criança.

Sintomas

Os disléxicos apresentam as seguintes dificuldades:

* escrevem letras na ordem inversa, por exemplo, "ovóv" para vovó

*  ler, escrever e soletrar

* entendimento do texto escrito

* identificar  palavras, fonemas, associá-los às letras e reconhecer rimas e aliterações

* decorar a tabuada, reconhecer símbolos e conceitos matemáticos (discalculia),

*  ortográficas: troca de letras, por exemplo , b com d, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas (disgrafia)

* de organização temporal e espacial e coordenação motora.

O diagnóstico é feito em geral, por equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista).

Ainda não se conhece a cura para a dislexia. O tratamento exige a participação de especialistas em várias áreas para ajudar o portador de dislexia a superar, na medida do possível, o comprometimento no mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática.

Filme "Como estrelas na Terra-Toda criança é especial"

Sinopse

O filme emocionou a todos e   retrata o preconceito e a marginalização de uma sociedade que exige beleza e perfeição intelectual de quem não se enquadra nesse perfil. Faz-nos refletir sobre nossos atos para que não deixemos que nosso preconceito apague a estrela de uma criança especial.

Ishaan Awasthi, entre 8 e 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… E a filosofia do internato é a de "disciplinar cavalos selvagens".

Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e  logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver

Sobre o filme

O filme, do diretor e produtor Aamir Khan, foi exibido no Brasil (festival de cinema) com o título Somos Todos Diferentes. Ganhou o prêmio de melhor filme no último Filmfare Awards, a mais importante premiação do cinema indiano, além de melhor ator pela crítica e o prêmio de melhor direção e melhor letra de música.

Foi lançado nas salas indianas no dia 21 de dezembro de 2007 e imediatamente conquistou o coração dos indianos. Sem as típicas cenas de dança que caracterizam o cinema bollywoodiano, sem mulherões, sem nada que faz parte das especiarias da indústria cinematográfica indiana.

O filme, embora não tenha as exóticas cenas de dança, tem músicas que aparecem como clipes, com imagens que não só ilustram a melodia, mas também fazem parte do decorrer da história. Dentre as músicas, Maa, que significa "mãe" em hindi, recebeu o prêmio de melhor letra.

Fonte: texto extraído e adaptado do blog http://cinemaindiano.blogspot.com/2008/06/como-estrelas-na-terra.html

Mais informações: 3375-1399