Barra Velha – Belas atrações da cultura de base luso-açoriana de Barra Velha, como a Irmandade do Divino Espírito Santo, os festeiros da Festa do Divino de 2013, Grupo de Boi de Mamão Mestre João e Pedro Inácio, Grupo Folclórico Municipal Alma Açoriana, além da rainha e princesas da 16ª Festa Nacional do Pirão reforçaram no final de semana, a colorida 19ª edição da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (19º Açor), no centro histórico de São Francisco do Sul.
A comitiva barra-velhense foi ainda composta por pais de alunos e membros da comunidade, como a professora Raquel e sua filha, a pesquisadora Madalena, e o pároco Fred Jorge Araujo Silva, que fizeram parte da comitiva do município, entre os dias 30 de agosto e 2 deste mês.
Segundo os organizadores, a programação do 19º Açor foi ampla, pois contou com exposições, desfile, shows, apresentações folclóricas e artesanatos, numa organização do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
No estande de Barra Velha foram expostos trabalhos artesanais confeccionados pelas crianças atendidas no Centro de Referencia Especializada de Assistência Social (CRAS), e o símbolo das duas maiores festas do município para distribuição e divulgação: as réplicas das bandeiras do Divino Espírito Santo e a panelinha da Festa Nacional do Pirão, juntamente com a programação da 16ª edição, que inicia nesta quinta-feira, dia 6.
Segundo a Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação de Barra Velha, sábado, no desfile das delegações, a cidade teve a honra de ser a primeira delegação a abrir o desfile com a Bandeira do Brasil trazida pela rainha Roberta Rodrigues, a do Estado pela princesa Patrícia e a de Barra Velha pela segunda princesa Larissa, da 16ª Festa Nacional do Pirão.
Em seguida, desfilou o casal de imperadores da Festa do Divino de 2013, o Grupo Folclórico Municipal Alma Açoriana (mirim e adulto) e o Grupo Boi de Mamão Mestre João e Pedro Inácio.
Nas apresentações folclóricas, o Grupo Boi de Mamão foi o primeiro a se apresentar e como sempre, foi muito elogiado pelos membros do NEA, pois é um dos poucos grupos que mantém as características originais da brincadeira.
Em seguida, subiu ao palco o Grupo Folclórico Municipal Alma Açoriana. Numa belíssima apresentação, eles representaram a cultura barra-velhense através das danças folclóricas.
Na Missa das Bandeiras do Divino, domingo, Barra Velha foi representada pelo imperador e imperatriz da Festa do Divino em 2013, os quais participaram da procissão das bandeiras, alguns integrantes da Irmandade do Divino e da comunidade, entre eles o Padre Fred Jorge, que participou da celebração. Era contagiante a grande devoção do público presente.
"A participação do Município de Barra Velha reflete a a motivação das crianças para a preservação e valorização das manifestações culturais da colonização açoriana", destacou a diretora Jacinda Padilha.
A Prefeitura de Barra Velha, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e sua Direção de Cultura, agradeceu a participação de toda a comitiva barra-velhense.
Fonte: Antonina Ramos
Secretária de Educação, Cultura e Desporto
Fone: (47) 3446-7724
Assessoria de Comunicação
Fones (47) 3446-7745 – 88078379