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Corupá investe R$ 249 mil em Merenda Escolar no ano

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A merenda escolar em Corupá é  referência na região em qualidade. Em 2012, a administração municipal está investindo R$ 249.676,00, destes recursos R$ 125.460,00 são do Governo Federal por meio do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e RS 124.216, 00 é a contrapartida do Governo Municipal.

Os recursos da merenda escolar são destinados exclusivamente para o atendimento aos alunos beneficiados pelo Pnae (ensino fundamental) e Pnac (creche). Atualmente o programa atende 1.754 alunos da educação infantil (creches, jardim) e alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano), além do Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos), da rede municipal de educação.

A merenda é de boa qualidade, seguindo padrões nutricionais e preparada pelas merendeiras, que trabalham uniformizadas, recebem capacitação semestral para que possam aprimorar seus conhecimentos e colocá-los em prática no seu dia-a-dia, fazendo melhor aproveitamento da merenda. As merendeiras possuem carteira de saúde, alvará sanitário e são monitoradas pela Vigilância Sanitária.   

A coordenadora da merenda Cida Rosa convida a comunidade para visitar e conhecer a qualidade da merenda servida nas escolas. "Estou há 20 anos na coordenação e posso afirmar que não há qualidade igual na região. As creches recebem semanalmente 17 tipos de frutas e verduras e as escolas 15 tipos. Isto só é possível devido a complementação de 50% da administração municipal, na merenda", destaca.    

A merenda de Corupá  já  foi premiada em 2004 e provavelmente será premiada novamente este ano com o projeto "Padaria Funcional", inscrita no Pnae. Além disso, a realização de pregões e a entrega correta dos mercados também contribuem para o sucesso do programa de alimentação. "As merendeiras também merecem o reconhecimento. Preparam as refeições com qualidade e carinho como se fizessem para os filhos", enfatiza Cida.

Os produtos utilizados na merenda são adquiridos no município, valorizando os produtos e comércios da terra. As empresas e comércios de Corupá fazem a entrega dos gêneros alimentícios nas instituições escolares, mediante planilha de entrega elaborada pela equipe da coordenação da merenda escolar. As entregas são realizadas semanalmente, dando prioridade  aos produtos in natura produzidos na região.    

Em 2012, a aquisição dos alimentos da merenda está sendo realizada por pregão trimestral. Também foi  realizada uma chamada pública anual para adquirir gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. O município teve uma grande dificuldade em conseguir agricultores interessados em fornecer alimentos. O valor mensal não compensa as entregas semanais que devem ser feitas diretamente nas escolas e creches.     

Apenas dois agricultores se cadastraram. Um de Corupá,  fornece o aipim, utilizado na merenda e preparação de bolo e pão. E outro de Joinville, fornece o suco concentrado.

Centro de Panificação     

Em 2003, o município implantou o Centro de Panificação, que produz bolos, pães caseiros, pães de cachorro quente, chineques, orelha de gato, bolachas, doces, geleias, mus de banana, entre outros. O objetivo é complementar a merenda, reduzir custos e proporcionar aos alunos um produto de melhor qualidade.     

O Centro de Panificação produz diversos alimentos funcionais para merenda como pães de beterraba, de cenoura, de aveia e couve-verde, pães com linhaça, além de cucas, bolos, pizza. Utilizam em todos os produtos,  a biomassa, massa obtida através da banana verde, alimento este considerado funcional.   

A padaria municipal produz aproximadamente 115 pães grandes por semana, que podem chegar até um quilo e 1,7 mil mini pães, utilizados para cachorro-quente. Os alimentos são produzidos pela padeira Ingeburg Moretti e pela auxiliar de padaria Clauseli Tank. Elas trabalham diariamente de segunda a sexta-feira, das 6h às 14h50min .        

Ingeburg Moreti trabalha na padaria há três anos. Ela se orgulha em servir uma alimentação de boa qualidade para as crianças. "Faço as receitas com muito amor e carinho. Quando as preparo é como se fizesse para meus filhos", diz.  A auxiliar Clauseli trabalhava em escola e atua na padaria há um ano e meio. "Estou adorando essa nova experiência. É muito bom trabalhar com a Inge. Nos damos muito bem", enfatiza.

Cronograma de entregas

O Centro de Panificação atende as creches e escolas uma vez por semana em forma de rodízio, atendendo todos os alunos da rede municipal de educação.     

2ª feira: Produção

3ª feira:  Centros de Educação Infantil (creches)

4ª feira: Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira

5ª feira: Escola Municipal Francisco Mees

6ª feira: Escola Municipal José Pasqualini     

O programa de merenda municipal já  foi premiado em Brasília, no I Encontro Nacional de Experiências Inovadoras e Exitosas em Alimentação Escolar, com o projeto de Panificação Escolar, em 2004. Também foi exemplo para implantação de padaria em Barra Velha, em 2008.

História do Centro de Panificação Escolar    

O projeto piloto do Centro de Panificação foi desenvolvido na padaria do Seminário Sagrado Coração de Jesus, no período de agosto a dezembro de 2002. Inicialmente eram produzidos pães para cachorro-quente, pães de forma, cucas e bolachas caseiras.   

A avaliação positiva do trabalho resultou na implantação em padaria própria. A administração municipal investiu na compra de equipamentos necessários para uma produção de qualidade e na capacitação de profissional para atuar na panificação.                

No ano seguinte, em fevereiro de 2003, a padaria foi implantada na escola desativada Ignácio Beyger, comunidade do Bomplandt, onde funciona até hoje.  

O objetivo da implantação é produzir alguns alimentos utilizados na merenda escolar para reduzir custos, ampliar a oferta do produto e melhorar a qualidade. Para valorizar o valor recebido por aluno do Governo Federal, optou-se em produzir o pãozinho, considerado alimento nutritivo e saudável para a merenda.

Projeto Padaria Funcional    

Neste ano, o Centro de Panificação foi inscrito no projeto "Padaria Funcional" para disputar o Prêmio Gestor Eficiente.     

O projeto "Padaria Funcional" foi criado com o objetivo de incluir os alimentos funcionais no dia-a-dia das refeições escolares das crianças, incorporando-os nas receitas de pães e bolos. "Se ele for eleito como um bom projeto para receber o prêmio, uma equipe do governo federal fiscalizará os trabalhos efetuados na padaria, para só depois divulgar os resultados", destaca Cida.     

A expectativa dos envolvidos é  bastante positiva. A nutricionista Fernanda explicou que o alimento funcional agrega valor nutricional na alimentação. "Incentivamos as crianças a comer algo que muito provavelmente não comeriam com tanta facilidade em casa", disse.

Nas receitas tradicionais de pão são acrescentadas beterraba, cenoura, couve, biomassa da banana verde, linhaça e aveia. "São bolos e pães nutritivos", afirmou. A biomassa de banana verde é  incorporada em quase todas as receitas, pois ela não altera o gosto e os nutrientes que fornece são muitos. São produzidas mais de dez receitas com os alimentos funcionais. 

A polpa de banana verde começou a ser utilizada em 2006, aproveitando produto cultivado em quantidade no município. É utilizada na produção diária da alimentação, enriquecendo os produtos com substâncias nutritivas e reduzindo custos.     

Outro alimento que entra nas receitas é o aipim. Através de um projeto que incentiva a compra de produtos da agricultura familiar do município, eles adquirem a verdura e acrescentam no cardápio escolar. "Em toda a alimentação as crianças estão recebendo nutrientes", disse a nutricionista

Cardápio das Escolas   

O cardápio das escolas é elaborado pela nutricionista Fernanda Bianchini Carvalho, auxiliada pela coordenadora da merenda no município, Cida Rosa e da assistente pedagógica Elizabete Tomaselli, com acompanhamento do Cae (Conselho de Alimentação Escolar), respeitando a aceitabilidade dos educandos e em quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas nutricionais. É uma alimentação saudável e balanceada, rica em nutrientes e substâncias necessárias ao bom desenvolvimento do organismo.    

O cardápio muda mensalmente. Quando há alguma comemoração como a Semana das Crianças em outubro, o cardápio é especial. Nesta semana  serão oferecidos:  pão, nega maluca com confete, cachorro-quente e bolo de aipim.

Cardápio semanal de Outubro

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-Feira

Quinta-Feira

Sexta-Feira

1ª semana

 

 

 

 

Vaca atolada, salada colorida (três tipos)

Feijoada, arroz, farofa,

salada colorida (três tipos)

Pão com presunto, suco

Purê de batatas, frango ao molho com legumes,

salada colorida (três tipos)

Feriado

2ª semana

 

 

 

 

Massa com legumes e carne picadinha, salada colorida (três tipos)

Galinhoca,

salada colorida (três tipos)

Bolo formigueiro, café com leite

Polenta com carne moída,

salada colorida (três tipos)

Sopa de aletria e legumes

3ª semana

 

 

 

 

Carreteiro com legumes,

salada colorida (três tipos)

Cachorro-quente, suco de frutas

Feijoada, arroz, farofa,

salada colorida (três tipos)

Risoto com legumes,

salada colorida (três tipos)

Massa com salsicha,

salada colorida (três tipos)

4ª semana

 

 

 

 

Aipim, frango com legumes,

salada colorida (três tipos)

Feijoada, arroz, farofa,

salada colorida (três tipos)

Bolo com cenoura, suco de frutas

Massa com molho de carne moída e legumes,

salada colorida (três tipos)

Purê de batatas, frango ao molho com legumes,

salada colorida (três tipos)

Além desse cardápio, diariamente são oferecidas três tipos de frutas como sobremesa. Esse é um diferencial na merenda de Corupá. A merenda escolar em Corupá contempla toda pirâmide alimentar, com aproximadamente 125 produtos para os centros de educação infantil e 115 para as escolas.

Pnae: Programa Nacional de Alimentação Escolar    

A alimentação escolar saudável é um direito humano e precisa ser garantida às crianças e adolescentes brasileiros. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), implantado pelo Governo Federal em 1955, garante a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos e dos alunos de escolas indígenas),  matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

Seu objetivo é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes, e a formação de hábitos alimentares saudáveis.                                                                                                                        

Os recursos financeiros são transferidos mensalmente aos estados e municípios, na Caixa Econômica Federal, com base nos dados do censo escolar do ano anterior e dividem-se em três modalidades: PNAC (creche), PNAP (pré) e PNAE (ensino fundamental).     

Em 2012, o município de Corupá está investindo R$ 249.676,00 em merenda, destes recursos R$ 125.460,00 são do Governo Federal por meio do Pnae e RS 124.216, 00 é a contrapartida do Governo Municipal.  

Os recursos destinam-se à compra de alimentos pelas secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal e pelos municípios. Em Corupá, a merenda foi municipalizada nos anos 90 e a administração municipal faz as compras para a rede municipal, atendendo 1.754 alunos neste ano. Até 2008 também atendia a rede estadual de educação, que terceirizou o serviço em 2009.

O valor anual dos recursos repassados pelo Governo Federal  é de R$ 125.460,00, assim distribuídos:

Creche: 276 crianças

Pré-Escola: 286 alunos

Ensino Fundamental: 1.086 alunos

Eja: 104 alunos

R$ 37.760,00

R$ 16.140,00

R$ 64.500,00

R$ 12.060,00

O custo mensal com merenda escolar é de aproximadamente R$ 34 mil, destes R$ 17 mil do Governo Federal e R$ 17 mil do Governo Municipal.

Segundos dados do Pnae, atualmente, o valor per capita repassado pela União a estados e municípios é por dia letivo e definido de acordo com a etapa de ensino: R$ 1,00 para aluno de creche, R$ 0,50, para aluno de pré-escolas públicas e filantrópicas e R$ 0,30 para estudantes do ensino fundamental e ensino médio. Para os alunos das escolas indígenas e localizadas em comunidades quilombolas, o valor per capita é de R$ 0,60.

Creche: 276 crianças

Pré-Escola: 286

Ensino Fundamental:

1.086 alunos

Eja: 104 alunos

Escolas indígenas e quilombolas

Ensino integral (Mais Educação)

R$ 1,00

R$ 0,50

R$ 0,30

R$ 0,30

R$ 0,60

R$ 0,90

R$ 276,00

R$ 143,00

R$ 325,80

R$ 31,20

—–

——

O valor diário repassado para rede municipal é R$ 776,00, representando mensalmente aproximadamente R$ 17.072,00. Além desse valor, a administração complementa com mais 50% para manter a qualidade.

O programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (Caes), pelo FNDE, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Secretaria Federal de Controle Interno (SFCI) e pelo Ministério Público.

Investimento do Pnae no Brasil    

O orçamento do programa para 2012 é de R$ 3,3 bilhões, para beneficiar 45 milhões de estudantes da educação básica e de jovens e adultos de escolas públicas, durante os 200 dias letivos por ano, isto representa cerca de  23,3% da população brasileira.   

Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% desse valor – ou seja, R$ 990 milhões – devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico das comunidades. 

Mais informações: 3375-1399