O curso inicia no sábado (20), na Sociedade Cultura Artística
Prossegue aberto o período de inscrições para a "Oficina de Restauro: Capacitação de Mão de Obra em Tintas à Base de Cal". Os interessados devem preencher a ficha de participação, disponível em cultura.jaraguadosul.com.br. São apenas 20 as vagas disponíveis e o curso ocorre em dois momentos: nos sábados (20 e 27), das 8 às 12 horas; e das 13 às 17 horas, na Sociedade Cultura Artística (Scar), sala 104. A capacitação, gratuita para a comunidade, tem apoio do Fundo Municipal de Cultura no valor de R$ 7,2 mil, e tem como público mestres de obras, pedreiros e pintores.
O ministrante é Paulo Alexander Matile, formado pelo curso técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais, na Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade, em Ouro Preto (MG). Entre os trabalhos de Matile, pode-se destacar o de integrante da restauração do forro da Casa da Baronesa, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto; e a restauração do altar principal e dos altares laterais da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Conselheiro Lafaiete, também em Minas, ambas em 2008.
A proponente do projeto, Vera de Tofol, explica que entre os objetivos do curso estão a conscientização do profissional da construção civil sobre os cuidados com o restauro; a qualificação da mão de obra para a manutenção do patrimônio edificado da cidade; e o aprimoramento da mão de obra especializada em tintas à base de cal. " As tintas de cal, observadas em algumas casas antigas da região, estão se perdendo e sendo substituídas por outras – óleo, acrílica – , que podem causar danos à parede", explica.
Fontes – Marilene Giese, Chefe de Programas, Projetos e Captação de Recursos da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul – (47) 2106-8719; e Vera de Tofol, proponente – ( 47) 2106-8729
Pedro Bortoloti Junior
Jornalista (DRT SC 00968 JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul