You are currently viewing Morador de Barra Velha salva ave ferida por granizo

Morador de Barra Velha salva ave ferida por granizo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Barra Velha – Enquanto surgem em todos os cantos denúncias tristes de maus tratos aos animais, as boas ações parecem não ter tanta repercussão. Mas uma delas foi registrada em Barra Velha nesta semana: o morador Felicio Wachilewski, da Rua Afonso Radun, resgatou uma ave Urutau, incrivelmente atingida por granizo oriundo da chuva ocorrida na tarde de segunda-feira, dia 22 de outubro.

A ave estava ferida na cabeça, e foi tratada por Felicio, que conseguiu recuperá-la. O pássaro chegou a perder penas e penugem na região do crânio. O Urutau, segundo o morador, estaria em risco de extinção, e geralmente, se posiciona em cima de cepos.

Os urutaus são aves noturnas com alimentação constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passa por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Costuma ficar estático.

Felicio encontrou o pássaro na frente de uma imobiliária na região da Avenida Santa Catarina e da Rua Sinval Moura, no centro, e encaminhou-o à Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema), que o soltou quarta-feira, já recuperado, no Parque Natural Municipal Caminho do Peabiru, na Quinta dos Açorianos.

O veterinário da Prefeitura, Gabriel Duvoisin, avaliou o pássaro e inicialmente, confirmou que o Urutau ainda estava se reabilitando, mas ao fazer um exame mais detalhado, constatou que ele já poderia ser solto. Gabriel acompanhou a soltura, juntamente com Felicio, no Caminho do Peabiru. 

Fonte: Gabriel Duoisin

Veterinário – Secretaria de Agricultura e Pesca

Fone (47) 3446-7719 

Assessoria de Comunicação 

Fones (47) 3446-7745 – 88078379