O aposentado Gunther Arnfriend Raeder (78), morador da rua Klara Hermann, em Corupá, se ocupa com o cultivo de orquídeas, há 71 anos, comemorados no dia 11 de maio.
O local conhecido como "Orquidário do Gunther", possui mais de 10 mil orquídeas, entre híbridas e comuns. Das mais comuns conhecidas como "Olho-de-boneca", possui mais de 500 variedades. Toda semana recebe diferentes variedades.
Uma delas é a orquídea com aroma de chocolate (Oncidium Sharry Baby), uma espécie que se destaca pela adorável fragrância de chocolate (baunilha). Possui haste com cacho pendente e multifloral e suas flores têm cerca de 4cm de diâmetro. As flores são de cor marrom avermelhadas com labelo branco de tamanho pequeno em uma haste comprida. As folhas podem apresentar pintas nas pontas. É uma orquídea ideal para principiantes, pois não exige muitos cuidados .Floresce diversas vezes, formando 3 a 4 hastes com cachos bem floridos.
A paixão de Guther pelas orquídeas começou aos 7 anos, em 11 de maio de 1941, com o falecimento de seu tio e padrinho que lhe deixou como herança além de bens, 20 mudas de orquídeas, que foram multiplicadas e hoje ocupam grande parte da propriedade de Raeder.
Gunther foi cuidando, trocando, doando, recebendo e comprando mudas para ampliar e diversificar a produção. Atualmente investe no mercado das híbridas. Quinzenalmente compra novas espécies de um comerciante de São Paulo. "Essa planta é mais difícil de conseguir aqui. Por isso compro de São Paulo, onde tem variedades e cores diferentes e chego a fazer até seis mudas de uma", destaca Gunther.
Gunther nasceu em Corupá e vive sozinho e tranquilamente na mesma propriedade adquirida em 1898 pelos pais. Todo dinheiro adquirido com as orquídeas e de sua aposentadoria é investido na aquisição de novas variedades.
O hobby começou na infância e após a aposentadoria transformou-se em seu trabalho atual. "Comecei a cuidar e me dedicar a esse mercado e hoje estou com essa quantia" diz Gunther.
As orquídeas florescem uma vez ao ano. As comuns como "Olho-de-boneca", começam a florescer a partir de 15 de agosto. O orquidário recebe turistas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e excursões da Europa, que visitam outras atrações em Corupá.
A visitação pode ser em qualquer dia da semana. Durante a visitação, Gunther orienta sobre o plantio e os cuidados com a planta. A entrada é gratuita. As plantas são comercializadas entre R$ 20,00 a R$ 30,00, as híbridas. "Esse preço é acessível e bem menor do que em lojas do ramo. É um ótimo presente de aniversário", enfatiza Gunther. Elas podem ser encontradas à venda na Farmácia do Giovani, na Avenida Getúlio Vargas, centro. O orquidário fica na rua Klara Hermann, 1129, em Corupá.
Mais informações pelo telefone 3375-1090.