You are currently viewing Casa de Passagem adota laborterapia junto aos internos

Casa de Passagem adota laborterapia junto aos internos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Através de um trabalho que se intensificou a partir de 2011 por meio de parcerias com malharias da região, o Centro de Resgate Social (CRS) de Jaraguá do Sul tem adotado a laborterapia como ferramenta de interação com os abrigados na Casa de Passagem, no bairro Jaraguá Esquerdo. "O trabalho se centraliza na confecção de tapetes onde fica estabelecido um processo de conquista com os internos, desenvolvendo a autovalorização de produção de sentido pessoal e social" justificou o coordenador do CRS, José Elio Sebastiana.

Ele acrescenta ainda que o funcionamento do grupo tem a participação da terapeuta ocupacional e do cuidador social. "A laborterapia exerce uma papel fundamental, que é a capacidade produtiva do interno. Busca-se, interagir com o interno para estabelecer vínculo durante sua permanência no CRS, evitando que estes retornem ao convívio da rua e possibilitando o reconhecimento de suas habilidades e aptidões", destacou Elio. "Os produtos feitos nas oficinas são vendidos de modo a contribuir nas atividades de lazer do interno".

Para o coordenador do CRS esta atividade se prende ao fato de todo ser humano, no seu ciclo vital, necessitar se manter em atividades, desde seu auto cuidado, lazer e produtividade, onde busca o reconhecimento de suas habilidades, aptidões e assim, ser remunerado pelas suas capacidades e qualidades. "Tem como principal objetivo a promoção à vida, em busca de uma melhor qualidade possível, dentro das capacidades e limitações de cada indivíduo", concluiu.

Fonte: José Elio Sebastiana – coordenador do CRS.- 3371-1534


Emerson Gonçalves
Jornalista (MTB 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199