Barra Velha – A Coordenadoria de Defesa do Consumidor de Barra Velha (Procon) concluiu o levantamento executado junto às lojas de móveis e eletrodomésticos e disponibilizou essa ampla pesquisa aos consumidores locais.
O trabalho, executado no início do mês de novembro, selecionou as características dos serviços prestados pelas 10 maiores lojas de Barra Velha, acerca das políticas relativas às garantias, razões de trocas de produtos, prazos de entregas e montagens e formas de pagamento aceitas, segundo informa o coordenador Antônio Jorge Cecyn Neto.
O levantamento preliminar supre as principais dúvidas do consumidor, e pode ser solicitado junto ao Procon. A pesquisa foi feita por Neto, juntamente com uma das atendentes do Procon e fiscais da Prefeitura liberados pelo prefeito Samir Mattar (PMDB).
Segundo o coordenador, a receptividade das lojas foi excelente, e os comerciantes entenderam os objetivos da pesquisa: oferecer mais uma ferramenta para a escolha do consumidor. O mapeamento foi feito com as lojas Koerich, MM, Pinheiro, Santos, Salfer, Berlanda, Comercial Borges, Parada Havan e Kath.
No documento, por exemplo, o consumidor descobre que a Comercial Borges Móveis, a Loja Pinheiro e o Lojão Santos se comprometem a oferecer a entrega mais rápida: o procedimento e montagem é feito imediatamente; já a Havan é a segunda colocada nesse quesito: entrega e monta em quatro dias úteis. A troca de mercadorias defeituosas é feita em até 48 horas no Koerich; Pinheiro e Salfer; já a Kath e o Lojão Santos trocam em até 24 horas. E há variações para produtos como celulares, por exemplo.
Teste seus produtos
O Procon também dá dicas sobre o teste de produtos comprados, e destaca que ao adquiri-los, o consumidor deve exigir o respectivo teste na presença do vendedor, além da conferência de itens.
"Se isso não for possível, deve ser especificado na nota fiscal ou embalagem que o produto não foi testado", orienta o coordenador. Cecyn Neto observa que produtos como fritadeiras, modems de computador, teclados, mouses, lava jets e outros podem ser trocados imediatamente.
A coordenadoria salienta ainda que, pelo fato de Barra Velha não possuir assistência técnica autorizada, o encaminhamento de produtos defeituosos deve ser feito diretamente pelo estabelecimento em que ele foi adquirido. "Há a chamada responsabilidade solidária pelos problemas que tornaram esses produtos impróprio para o consumo", observa Cecyn Neto.
No caso do defeito não ser sanado em 30 dias, que é o prazo máximo, o consumidor pode exigir a substituição do produto ou restituição da quantia paga, ou ainda, abatimento proporcional do preço.
Fonte: Antônio Jorge Cecyn Neto
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