Barra Velha – Uma demonstração inédita e radical dos melhores aviões anfíbios do País vai movimentar o 51º aniversário de emancipação de Barra Velha, nos dias 8 e 9 dezembro, com a presença de 14 aeronaves de todo o Brasil – duas delas do Estado do Amazonas. O evento, denominado "Barra Velha Splash in 2012" é uma organização do Lions Clube Barra Velha São João do Itaperiú, que mobilizou todos os seus voluntários para essa atuar no projeto, que terá entrada franca.
A intenção, segundo o clube, presidido em Barra Velha por Elizete Rosinha da Silva, a Nana, é trazer para a cidade a chamada "aviação leve", destinada aos esportes e que atrai a atenção de aeronautas e público em geral. O local será a lagoa de Barra Velha, em frente à Praça Lauro Carneiro de Loyola, que ganhará um visual especial com estes aviões, que farão incríveis manobras no local.
Para promover a etapa na cidade, o Lions contará com parceiros entre o empresariado, o comércio e as entidades comunitárias locais. Na visão do clube de serviços, com o "Splah In", a rede hoteleira e o comércio serão movimentados no final de semana.
A princípio, o Lions terá apoio e parceria da Edra Indústria Aeronáutica Ltda., de São Paulo, uma academia de instrução e treinamento de pilotos de helicópteros do país, que importa e revende aeronaves, além de oferecer capacitação para pilotos de helicópteros e aviões experimentais.
Segundo os integrantes do Lions, os aviões anfíbios evoluíram e já diferem dos primeiros hidroaviões conhecidos. O material de construção é cada vez mais leve, e os passeios durante o "Splash In" vão demonstrar a beleza deste hobby.
"Dependendo dos resultados do evento, vamos marcar a lagoa Barra Velha como um porto natural para essas manobras", assegura Nana. "Acho que esse é apenas o primeiro de grandes eventos destinados a celebrizar Barra Velha e seu potencial natural como uma estância natural para a prática de voos com os aviões anfíbios", completa ela.
Um hidroavião, ou hidroaeroplano é um aeroplano preparado para descolar e pousar ("amerissar") sobre a superfície da água. O primeiro hidroavião foi projetado pelo francês Alphonse Pénaud em 1873, mas nunca foi construído. Hoje modelos desse tipo são usados com grande frequência no Canadá e em outras áreas onde há muitos lagos.
Atividades na praça – Segundo o Lions, além das apresentações, manobras e voos panorâmicos, a Praça Lauro carneiro de Loyola também incrementará o "Splash In 2012" com a presença de entidades comunitárias ou sociais.
Haverá ação da Fundação Pró-Rim, de Joinville, e atividades da Associação de Assistência ao Portador e Ex-portador de Câncer de Barra Velha (Aapec-BV), Associação de Aposentados e Pensionistas (Asaprev-BV), Pastoral da Criança e projeto Bombeiro Mirim, entre outros.
Fonte: Elizete Rosinha da Silva (Nãna)
Fone (47) 3446-1322 ou 9618-5282
Lions Clube Barra Velha São João do Itaperiú
Assessoria de Comunicação
Fones (47) 3446-7745 – 88078379