A Secretaria Municipal da Defesa Civil de Jaraguá do Sul está cadastrando o município para ser contemplado com 20 pluviômetros do projeto "Pluviômetros nas Comunidades", conduzido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
De acordo com o Secretário da Defesa Civil da cidade Marcelo Prochnow "o ‘Pluviômetros nas Comunidades' busca implementar a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos".
O projeto prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local treinada e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura de observação do país, para o monitoramento e alertas de desastres naturais.
"Tudo será conduzido em parceria com Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), do Ministério da Integração Nacional (MI)", explicou Marcelo.
O objetivo é instalar pluviômetro(s) em áreas de risco dos municípios mais suscetíveis e vulneráveis à ocorrência de desastres naturais, principalmente, deslizamentos e enchentes. Para o Secretário, os pluviômetros auxiliam no controle em áreas de riscos podendo assim, desenvolver ações rápidas no sentido de proteger a vida das pessoas.
Jor. Ricardo Portelinha
ricardoportelinha@gmail.com
47 9946 4470