O município de Barra Velha, que já utilizava as ferramentas de Escrita Fiscal e Fiscalização, em versão local, conta agora também com a facilidade da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). O novo serviço informatizado, oferecerá economia e praticidade às empresas do município, que não precisarão mais gastar com impressão de blocos de notas ou manter arquivo de segundas vias em papel.
Para por em prática estes serviços, a prefeitura convidou os contadores da cidade e região para um treinamento, que foi realizado nas dependências do auditório da Secretaria da Educação, por técnicos da IPM.
Como funciona a NFS-e
O contribuinte emite a NFS-e diretamente no sistema da prefeitura, a qualquer hora e local, via internet. A declaração do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) também é facilitada, já que as contabilidades têm acesso às notas de todos os clientes online, sem a necessidade de redigitar as informações. Assim, o sistema evita erros e poupa tempo e trabalho dos contadores, que também não precisam mais se deslocar até a prefeitura.
Como todas as informações são automaticamente gravadas no momento da emissão, é possível que a administração municipal consulte em tempo real o fluxo de serviços prestados no município. A NFS-e proporciona maior controle da arrecadação, o que resulta em redução da sonegação e da inadimplência. Dessa forma, a receita do município aumenta e os recursos podem ser revertidos para a comunidade.
Esse serviço também é baseado no Data Center da IPM, que é equipado com alta tecnologia para garantir o funcionamento ininterrupto do aplicativo. Acessível e fácil de operar, o banco de dados fica disponível no portal da Prefeitura para consultas, impressão ou envio por e-mail a qualquer momento.
Além da fiscalização, Barra Velha conta com o SOftware IPM instalado em diversos outros setores e disponibiliza o Portal do Cidadão, que possibilita o auto-atendimento da população em meio digital. Serviços como emissão de Certidão Negativa de Débito, guias de IPTU, ISS e Alvarás, e muitos outros serviços estão disponíveis para emissão via Internet.
Fonte:
Renato Ferreira
Tributação/ISS
Fone – 3446-7717
Assessoria de Comunicação
Fones (47) 3446-7745 – 99048305