O Museu Histórico Emílio da Silva passa por um processo de repaginação e intervenção dos espaços e salas temáticas. A sala Amadeus Mahfud voltou a abrigar o plenário e memórias da antiga Câmara de Vereadores e do Fórum da Comarca de Jaraguá do Sul, instituições que ocuparam o prédio no período de outubro de 1941 até 1997, segundo o historiador, Ademir Pfiffer. A proposta do retorno ao local de origem é valorizar a história do Legislativo do município, que contribuiu para o desenvolvimento de Jaraguá, até 1943, e de Jaraguá do Sul, como passou a ser denominado o município em 1º de janeiro de 1944. De acordo com Pfiffer, o plenário será colocado para uso da comunidade e poderá ser utilizado para aulas inaugurais de cursos de graduação em direito e teatralização de julgamentos ocorridos na história de Jaraguá do Sul.
Uma parceira recente com a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul e o museu tem o objetivo de mostrar as sete décadas de atuação do Legislativo, com foco principal na primeira legislatura, que ocorreu de 1936 a 1938, quando o prefeito era Leopoldo Augusto Gerent. "De 38 a 47, houve a presença do interventores por ocasião da II Guerra Mundial e, no período, não houve atuação do Legislativo", lembra o historiador. Doze banners serão confeccionados pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul com indicadores de ações implementadas pela casa de leis.
A sala Amadeus Mahfud também abriga, em parceria com o Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul "Eugênio Victor Schmöeckel", a exposição "Jaraguá do Sul imagens dos séculos XX e XXI. A mostra, já apresentada em outras ocasiões, ficará disponíveis para visitação até março.
A sala da educação, no andar inferior do museu, também passou por uma reorganização dos nichos temáticos, com inclusão do espaço "vídeo escola", presente na escola a partir da década de 1980 e "TV escola", a partir da década de 1990. "Recolocamos conjunto de coleções de acervos de natureza didática e pedagógica da escola estrangeira (alemã) e da nacional (a partir de 1939). Outro nicho relembra o passado e o presente da escola, da lousa de ardósia aos tablets. Há, ainda, a reconstituição das escolas de datilografia e a reativação do espaço que guarda um piano, de propriedade do governo do Estado, cedido por muitos anos à Escola Abdon Batista. Fabricado em 1917, na França, o piano passou a integrar o acervo do museu na década de 1990. Neste ano, passará por afinação e será usado em audições em homenagem ao Dia do Professor, como ocorreu em 2002 e 2003. A sala de educação também conta com os bonecos que pertenciam à Margarethe Pätzmann Schlünzen. Nas décadas de 1950 a 1960 a artista utilizava os bonecos numa linguagem teatral na Escola Particular Jaraguá e Jardim Pestalozzi.
A Sala da Colonização passa a contar com três personagens. O engenheiro Emil Odebrecht, responsável pela demarcação e abertura do caminho de Pomerode à colônia Jaraguá, em 1864, é lembrado através o livro "Ensaio Biográfico", do filho de Emil, Oswaldo Odebrecht Sênior. De acordo com o historiador Pfiffer, em janeiro de 1864 o engenheiro explorou o traçado da atual Estrada Pomerode (Blumenau) a Jaraguá pelo Morro da Luz (hoje Rio da Luz) para abrir um caminho entre aquela colônia e a de Jaraguá. "Esta passagem foi denominada "Passo de Concórdia" e a aventura rendeu matéria jornalística no Jornal "Colonie-Zeitung, de 7/2/1864", conta Pfiffer. Emílio da Silva também divide o espaço da colonização por ter sido um pesquisador da história oral das famílias antigas de Jaraguá do Sul; além de Emílio Carlos Jourdan. Este último é lembado através da pintura da artista plástica Arlete Schwedler, que apresenta uma releitura da chegada do coronel à colônia Jaraguá, em 1876.
O horário para visitação do museu é o seguinte: de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às16h30. Aos sábados, das 9 às 12 horas; e aos domingos, das 15 às 18 horas.
Fonte – Ademir Pfiffer, historiador do Museu Histórico Emílio da Silva – (47) 3371-8346
Pedro Bortoloti Junior
Jornalista (DRT SC 00968 JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
id9756@jaraguadosul.sc.gov.br
(47) 2106-8715
Mais notícias em jaraguadosul.sc.gov.br