No dia 24 de março é o dia mundial contra a Tuberculose. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde de Corupá desenvolverá ações com informações e orientações sobre a tuberculose, nesta segunda-feira (25).
Os profissionais enfermeiros e técnicos das unidades de saúde do PSF-1, PSF-2, PSF-3, PSF-4, PA (Pronto Atendimento) e UBS (Unidade Básica de Saúde) antigo PA, irão orientar
todas as pessoas que passarem nos postos de atendimento rotineiramente para consultas e outras informações.
Tuberculose
A tuberculose é transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch. É uma doença infectocontagiosa que ocasiona muitas mortes. Estima-se que mundialmente 30% da população esteja infectada, embora nem todos venham a desenvolver a doença. E no Brasil a estimativa é que do total da população, mais de 50 milhões de pessoas estejam infectadas pelo bacilo da tuberculose .
A transmissão é plena enquanto o doente estiver eliminando bacilos, e não tiver iniciado o tratamento. Calcula-se que, durante um ano, numa comunidade, um indivíduo bacilífero poderá infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. O bacilo de Koch é transmitido nas gotículas eliminadas pela respiração, por espirros e pela tosse.
Sintomas
Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.
Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente.
Recomendações
* Não suspenda o uso da medicação antes do prazo previsto. Se você começar a tomar os remédios e parar no meio do caminho, com certeza irá selecionar uma colônia de bactérias resistentes aos medicamentos e ficará mais difícil ser curado;
* Lembre-se de que desnutrição, alcoolismo, uso de drogas ilícitas e de medicação imunossupressora aumentam o risco de contrair a doença;
* Familiares e pessoas próximas aos infectados devem manter certos cuidados básicos como forma de afastar o risco de contágio durante a fase inicial da doença;
* Portadores do vírus HIV e de doenças como diabetes, por exemplo, podem desenvolver formas graves de tuberculose. Por isso, devem manter-se sob constante observação médica.
Dados sobre a Tuberculose no Brasil
. 73 mil novos casos notificados em 2011
. 46 mil mortes em 2010
. 17º país em número de casos entre os 22 países que concentram 80% de tuberculose no mundo
. 4ª causa de mortes por doenças infecciosas
. 1ª causa de mortes dentre as doenças infecciosas em pessoas vivendo com Aids.
Mais informações: 3375-1234