You are currently viewing LIVRETO SOBRE A FESTA DO DIVINO

LIVRETO SOBRE A FESTA DO DIVINO

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Fundação de Turismo, Esporte e Cultura, Irmandade do Divino Espírito Santo de Barra Velha e comissão organizadora da Paróquia Divino Espírito Santo lançaram nessa semana o livreto sobre a Festa do Divino. Com objetivo de divulgar a principal festividade folclórico-religiosa de Barra Velha, o livreto apresenta um convite do pároco Padre Fred Jorge destacando a importância da festa para a Igreja e a cidade de Barra Velha, além da Programação da novena que iniciará no dia 09 de maio, mostrando os noveneiros e responsáveis pela liturgia e animação.

A festa que ocorrerá entre os dias 18 a 20 de maio tem a sua programação completa no livreto com as celebrações religiosas e apresentações diversas que ocorrerão nos arredores da matriz. Com um rico acervo fotográfico das festas antigas e recentes, um breve histórico que enfatiza a importância da Festa do Divino como Patrimônio Material e Imaterial e a listagem completa dos Imperadores de 1918 a 2013.

O material está sendo distribuído pelas Bandeiras que estão visitando as residências de Barra Velha e São João do Itaperiú, visando enaltecer essa tradição centenária que ocorre todos os anos em Barra Velha e merece o nosso reconhecimento e valorização.   

Os fogos e o tambor anunciam:

O ciclo do divino se renova 

Acredita-se que a Festa do Divino Espírito Santo ocorre em Barra Velha, por meio de uma belíssima profusão entre a religiosidade popular e o folclore luso-açoriano, proporcionando momentos de encontros e reencontros entre a comunidade e os visitantes. Aproximadamente nos dois meses que antecedem a festa, os foliões, Imperadores, familiares e amigos percorrem os municípios de Barra Velha e São João do Itaperiú com as bandeiras do peditório. Entoando as tradicionais melodias, recebem doações das famílias e as convidam a participar dos festejos.

Após a novena preparatória, a Festa do Divino ocorre com grande êxito, repleta de simbolismo e tradição. Junto aos Imperadores, segue o cortejo rumo à Igreja onde são realizadas as celebrações, com destaque para a coroação dos Imperadores, que ocorre no domingo, e para o sorteio e anúncio dos novos Imperadores, onde o Império do Divino é transferido aos responsáveis pela festa do ano seguinte.

A Irmandade do Divino Espírito Santo de Barra Velha, instituição criada com o objetivo de incentivar, não somente a Festa do Divino, mas as demais tradições presentes do município busca promover a principal festividade folclórico-religiosa da região. Com isso, os mais velhos participam das festas atuais e relembram as antigas festividades e as novas gerações conhecem essa manifestação que ocorre em Barra Velha todos os anos e que deve ser considerada e mantida como Patrimônio Material e Imaterial de todos nós. (Por Juliano Bernardes, professor e historiador)

Administração 2013/2016

"Um Governo de Esperança"

Assessoria de Comunicação 

Fones (47) 3446-7745 – 99048305