A Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, localizada na rua 25 de julho, nº 114, comemorou 31 anos de fundação no dia 7 de abril. A fundação foi no dia 7 de abril de 1982, pela Lei nº 444, na gestão do então prefeito licenciado Adelino Hauffe e inaugurada pelo prefeito em exercício Ernesto Felipe Blunk.
A diretora atual é Rosane Martini Berti e o presidente da APP é Evandro Moreira Gil. A APP da escola é ativa e planeja promoções anuais, que visam investir em melhorias para a instituição.
Segundo a diretora Rosane, este Educandário, completou 31 anos de compromisso com a educação, que tem como lema "Educar com liberdade e criatividade", oportunizando uma educação desafiadora, sensibilizando e orientando para que os educandos tornem-se indivíduos responsáveis e críticos diante de situações do dia-a-dia e possam crescer em sabedoria, valorizando a educação, os valores morais que nunca sairão de moda, dos quais necessitamos em todos os lugares por onde passarmos, distinguindo o certo do errado", destacou.
Atividades de comemoração
Para comemorar esta data tão especial, a direção e APP programaram diferentes atividades, envolvendo professores, alunos, pais e comunidade. No dia 3 de abril, houve a reunião de pais, no período noturno, com a palestra "Que herança queremos deixar aos filhos", ministrada por José Alésio Pivatto.
O palestrante foi claro e objetivo, destacando o quanto os pais são responsáveis pela educação dos filhos, e pelos exemplos e valores como respeito, educação e amor, que devem ser ensinados a eles.
Durante a semana, de 8 a 12 de abril, a direção, a coordenação e os professores organizaram e desenvolveram várias atividades pedagógicas com os alunos, respeitando cada faixa etária e com direito a lanche especial.
No dia 13 de abril (sábado), acontece o bingo, com início às 14h e 30 minutos, no ginásio de esportes da escola. As cartelas estão sendo vendidas pelos alunos e no dia do bingo também haverá cartelas extras. A comunidade está convidada para prestigiar o tradicional bingo.
"Parte dos recursos do bingo, serão utilizados na aquisição de matérias pedagógicos como: mapas, jogos e livros para agregar ao nosso acervo", diz a diretora Rosane Martini Berti.
Número de alunos e funcionários
Neste ano, a escola atende aproximadamente 651 alunos de jardim ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino, que estão divididos em 26 turmas, assim distribuídas:
Jardim I e II |
1º ao 5º ano |
6º ao 9º ano |
100 |
345 |
206 |
"Para oferecer um ambiente acolhedor, organizado, seguro, buscando inovações em materiais pedagógicos, contamos com o empenho e a dedicação da parte administrativa da escola, dos professores, funcionários, dos membros da APP, das famílias e demais parceiros, para que em um trabalho conjunto, atinjamos resultados positivos no processo ensino aprendizagem", enfatiza a diretora Rosane.
O quadro de colaboradores é formado por 35 funcionários, assim distribuídos: diretora, duas coordenadoras pedagógicas, secretária, 20 professores, quatro auxiliares de setor, quatro funcionários de serviços gerais, merendeira, auxiliar de cozinha e vigia.
Os professores que lecionam na escola, em sua grande maioria, possuem formação superior, com especialização e estão em constante aperfeiçoamento profissional, para oportunizar aos educandos um processo ensino-aprendizagem de qualidade, de modo que tenham um desenvolvimento integral em todas as suas potencialidades e habilidades.
Para manter a ordem, a limpeza e oferecer uma deliciosa merenda, conta-se com o auxilio de merendeiras e auxiliares de serviços gerais que cumprem as tarefas delegadas.
Os pais são grandes parceiros da escola, estando sempre presentes em reuniões, contribuindo nas promoções, participando ativamente da vida escolar de seus filhos.
A escola é parceira do Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos), desde 2008, em ceder espaço físico (secretaria, salas de aula, banheiros, refeitório e pátio), no turno noturno, para as aulas da Educação de Jovens e Adultos.
História da Escola
A Escola Isolada Aluísio Carvalho de Oliveira foi fundada no dia 7 de abril de 1982, pela Lei nº 444, na gestão do então prefeito licenciado Adelino Hauffe e inaugurada pelo prefeito em exercício Ernesto Felipe Blunk.
Blunk era Presidente da Câmara de Vereadores e autor da Lei nº 445, que nominou a escola como Escola Isolada Aluísio Carvalho de Oliveira. O nome é uma homenagem a Aluísio Carvalho de Oliveira, que ajudou muito no desenvolvimento de Corupá, sempre visando o bem comum. Ele foi Escrivão de Paz, atuando por 26 anos no Cartório de Corupá.
Em 21 de novembro de 1985, a Lei nº 540 altera a lei anterior e muda o nome da escola para Escola Reunida Aluísio Carvalho de Oliveira, na época do prefeito Albano Melchert.
No ano de 1991, a escola passou a ter a 5ª série do Ensino Fundamental, passando a chamar-se de Escola Básica Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira. Desde o ano 2000, o nome da escola é Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira.
Nestes 31 anos de história, passaram muitos diretores como Mafalda Fuchs, Elfi Früchting Cardoso, Margaret Frankowiak Burger, Maria Celi da Costa, Vivian Dallmann Soares Pereira e a atual Rosane Martini Berti, que já trabalha na escola há 28 anos. Além destes, muitos professores, alunos e pais já trabalharam e ajudaram a construir a história da escola Aluísio.
Aluísio Carvalho de Oliveira
Aluísio Carvalho de Oliveira ajudou muito no desenvolvimento de Corupá, sempre visando o bem comum. Por 26 anos foi o responsável pelo cartório local.
Ele nasceu em Recife (PE) no dia 1º de maio de 1917 e faleceu em Corupá no dia 19 de maio de 1981. Casou-se com Diva Maria Pasqualini, em 1º de maio de 1940 e tiveram três filhos.
Atuou como comerciante (1941 a 1943), farmacêutico (1944 a 1950), Serventuário da Justiça e Preparador Eleitoral do Cartório de Corupá (1951 a 1954) e Escrivão de Paz do Cartório de Corupá (1955 a 1981), deixando o cargo com seu falecimento.
Informações sobre o dia-a-dia da escola, você pode acessar no blog: http://escolaaluisio.blogspot.com.br/
Mais informações: 3375-0448 ou 3375-1822