You are currently viewing Proeva inicia atividades

Proeva inicia atividades

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Com o objetivo de conscientizar as crianças de forma interativa e dinâmica quanto ao uso adequado da água, é que teve início a programação de aulas do Programa de Educação e Valorização da Água (Proeva), na Escola Básica Maria Nilda Salai Stahelin, em Jaraguá do Sul. O Proeva é uma parceria do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul (Samae), Secretária de Educação e Fujama. Atende mais de 600 alunos da quarta série, na rede municipal de ensino.

De acordo com o presidente do Samae, Ademir Izidoro, "é um programa importante para formar cidadãos conscientes e que vão cuidar deste bem que é a água". Ele disse ainda que o Proeva foi criado em 2005  e já vem apresentando resultados. "Se todos vocês forem os guardiãos da água, levando a importância da preservação será uma enorme contribuição para o futuro", comentou Izidoro.

Além dos cuidados com a água, o programa realiza ações de conscientização ao esgoto sanitário. Em Jaraguá do Sul, a cobertura de esgoto sanitário ultrapassa 50%. A meta é até metade de 2014, estar com 80% de cobertura. "Isso é mais saúde e menos poluição nos rios", enfatizou Izidoro.

Da parceria com a Secretaria de Educação, os alunos desenvolvem trabalhos para que a preservação não fique apenas na teoria. São realizados trabalhos práticos em salas de aula para que o cuidado com a água seja transmitido a toda família.

"Cuidar, economizar e preservar também é educação. Temos  como objetivo fazer de nossa cidade modelo em vários segmentos, e com a água e a natureza não é diferente. Podemos ficar sem comida durante um mês, mas não podemos ficar sem água um dia. Este programa traz esta fundamentação e com certeza vai trazer os resultados esperados", salientou Elson Quil Cardozo, secretário de Educação.

Durante as aulas, os estudantes terão uma introdução do que é o Proeva, além de informações da importância da água, ciclo e infiltração da água, mata ciliar, ecossistema (ênfase em rios), bioindicadores, doenças transmitidas na água, prevenção do desperdício, esgoto sanitário e reaproveitamento da água. Serão 13 encontros durante o primeiro semestre de 2013.

Para o Prefeito Dieter Janssen "é preciso despertar nos alunos a sensibilização do uso adequado e melhoria da qualidade da água e o respeito com o meio ambiente. Não podemos esquecer que muitas coisas influenciam na preservação. Jogar lixo nos rios é prejudicial para que possamos ter água potável para tratamento e consumo". Ele ressalta ainda que é necessário trabalhar desde cedo este assunto, pois é um recurso natural fundamental para a manutenção da vida e sua qualidade. "Vamos nos conscientizar, pois a água é alimento e fonte de vida", finalizou Dieter. Também participou da abertura dos trabalhos o vice-prefeito Jaime Negherbon.

Jor. Ricardo Portelinha

Diretoria de Comunicação

Prefeitura de Jaraguá do Sul

47 9946 4470 | 47 2106 8199