Equipamentos seriam repassados pela Epagri através de convênio com o Governo Federal e PMJS entraria com a infraestrutura da unidade da ponte Abdon Batista
Técnicos do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) estiveram reunidos com representantes da Secretaria Muniicipal da Defesa Civil na Prefeitura de Jaraguá do Sul nesta terça-feira para apresentar proposta para modernização da Estação Hidrometeorológica localizada às margens do Rio Itapocu, próximo a ponte Abdon Batista, Centro.
Também estavam presentes a consultora do Comitê Itapocu da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado, Anja Meder Steinbach e o gerente para Economia Sustentável e Agricultura da 24ª Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Francisco Luiz de Souza.
Segundo o consultor de Recursos Hídricos do Ciram, Nelson Figueiró, a nova unidade de monitoramento hidrometeorológico seria totalmente automatizada dentro dos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Águas do Governo Federal, numa parceria estadual com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Durante a explanação, Figueiró citou como exemplo, duas destas unidades que .já funcionam nas cidades de Ituporanga (e Blumenau. As novas estruturas de monitoramento são auto-sustentáveis já que contam com painéis solares tendo cada uma delas um sensor, instalado em pontos estratégicos e que fazem a precisa leitura dos níveis dos rios.. Hoje a estrutura da Epagri/Ciram existente próximo a ponte Abdon Batista fica numa área particular conta com régua para medição do nível do rio e pluviômetro, a coleta dos dados é feita manualmente, duas vezes por dia desde 1939.
O total de investimento para se modernizar da estação seria algo em torno de R$ 40 mil. Deste valor, caberia a PMJS cerca de R$ 9 mil referente a construção do abrigo onde ficaria alojada os equipamentos de monitoramento. Já toda a tecnologia necessária para o funcionamento da unidade seria custeada pela própria ANA através de parceria com o Ciram.
Os consultores destacaram que a substituição das antigas estações por estas mais modernas faz parte do novo mapeamento de áreas de risco feito pelo Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), junto a 821 municípios brasileiros.
O pesquisador de hidrologia do Ciram, Guilherme Miranda, disse também que futuramente se pretende disponibilizar os dados de monitoramento do sistema Epagri/Ciram via Internet, em tempo real, a qualquer pessoa da comunidade, munida de celulares com acesso à web ou tablet.
O secretário da Defesa Civil de PMJS, Marcelo Heinz Prochnow, comentou que a implantação do novo sistema só viria a acrescentar no sistema local de prevenção contra desastres naturais. "Realmente seria um avanço. Vamos estudar a viabilidade disso, já que precisaríamos definir a área certinho, bem como a estrutura para abrigar a nova estação". Uma vez implantada, nova estrutura de monitoramento hidrometeorológica ficaria sob responsabilidade da própria Defesa Civil que designaria um funcionário responsável pela estação.
Fonte: Marcelo Heinz Prochnow – secretário da Defesa Civil da PMJS – 2106-8235
Emerson Gonçalves de Almeida
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199