Alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marcos Emílio Verbinnen, do bairro Estrada Nova, elaboram nesta sexta-feira (26) as primeiras propostas que deverão ser apresentadas na Pré-Conferência e na Conferência Municipal de Educação, agendadas para o mês de maio nos dias 7 e 8 (pré) e 27 e 28, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). A eleição dos sete delegados que estarão representando a escola na Conferência Municipal e a definição das sugestões a serem encaminhadas acontecem na próxima segunda-feira (29). As propostas da Marcos E. Verbinnen estão baseadas no chamado Eixo 6 do tema deste ano da Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014: "Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho". Na última quarta-feira (24), cerca de 350 alunos do 6º ao 9º ano participaram de um encontro no qual foi explicado o que é a Conae e quais são as suas diretrizes.
A mobilização iniciada na útlima quarta-feira, chamada de "Dia da Conae na Escola", envolve escolas e centros de Educação Infantil das redes municipal, estadual e particular de ensino dos municípios catarinenses. Trata-se da etapa preparatória para a Pré-Conferência e Conferência Municipal de Educação, organizadas pelos governos municipal e estadual e por representantes da sociedade civil. O objetivo das conferências é promover a discussão democrática, deliberar e encaminhar propostas para as políticas educacionais do país.
O "Dia da Conae na Escola" e as conferências locais do próximo mês antecedem as conferências intermunicipais, estaduais e nacional. A Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em Brasília, tem como finalidade oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas que vai subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração. O tema das conferências deste ano é "O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação – participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração" e está dividido em sete eixos:
1-O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.
2-Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.
3-Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.
4-Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
5-Gestão democrática, participação popular e controle social.
6-Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.
7-Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.
Fonte: Vilma Hemkemaier – diretora da Emef Marcos Emílio Verbinnen – (47) 3371-0140; Luis Fernando Olegar – gerente de Ensino Fundamental – (47) 2106-8188
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8031